Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Curta Taquary propõe uma maratona de filmes que enriquecem o cinema e o engajamento social

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Criado em 2005 pelo visionário Alexandre Soares (o Alexandre Taquary), o Festival de Curtas-metragens Nacionais e Internacionais de Taquaritinga do Norte começou de forma modesta  movido pela cinefilia e amor do seu idealizador por sua cidade natal, de aproximadamente 8 mil habitantes situada no Agreste pernambucano a 785 metros de altitude.  Este ano, temos um balanço de 16 edições ininterruptas mesmo com a tragédia da pandemia durante a qual as edições aconteceram online. 

Com o incentivo do Edital de Apoio ao Fomento do Audiovisual do Estado de Pernambuco – Funcultura/Fundarpe, o 16º Curta Taquary enfatiza a formação e a aproximação dos estudantes da rede pública de ensino com a linguagem cinematográfica, o que já é um grande feito, valorizado ainda mais com a conscientização desse público e da população de Taquaritinga do Norte (e arredores) com a questão urgente do meio ambiente.

Engajar os habitantes da região sobre a importância do cuidado com a natureza fez o evento acontecer entre dua datas simbólicas: 16 de março (Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas) e 22 de março, encerramento do festival (Dia da Água). Além da programação, o compromisso com o meio ambiente também estará expresso no plantio de mudas, que o Curta Taquary obteve com as inscrições em troca de doação de mudas que serão plantadas em diversos municípios. Ao todo, serão mil plantas, 700 referentes aos filmes submetidos à curadoria, e mais 300 acrescidas através de uma parceria com a Compesa.

O 16º Curta Taquary está organizado em 11 mostras competitivas: Brasil, com obras de temática livre; Primeiros Passos, voltada para os primeiros filmes de novos realizadores; Dália da Serra, com filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas; Universitária, direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação; Diversidade, com obras que abordem questões de sexualidade e de gênero.

Completam ainda a programação, as mostras Curtas Fantásticos, com foco no horror, ficção científica e fantasia; a mostra Criancine, para o público infantojuvenil; a mostra Pernambucana, com trabalhos produzidos no Estado; Por Um Mundo Melhor, focada na educação ambiental; e a Mostra Internacional, este ano com curtas-metragens da Argentina, Chile, Peru, França e Irã. Além delas, o festival promoverá sessões fora de competição, como a Mostra Agreste e Sessão Especial.

O Curta Taquary tem expandido o alcance de sua ação para além de Taquaritinga do Norte, com exibições em Toritama e Caruaru. “As obras selecionadas têm sua importância para além da potência criativa, são testemunhos de um momento histórico”, enfatiza Alexandre Taquary. “São janelas para pensar o agora, o passado e o futuro”, conclui. Nesta edição, foram recebidos 700 filmes, dos quais 80 foram selecionados pela curadoria do projeto, entre eles 43 foram dirigidos por mulheres. São trabalhos de 19 estados, com 50% das produções do Nordeste e 25%, de Pernambuco.

Como venho sublinhando, sempre que escrevo sobre festivais de cinema, a proeminência de eventos como este para a nossa cultura cinematográfica, em particular, mas também para a cultura de um modo geral. No entanto, chamo a atenção aqui para a repercussão de um festival para muito além da esfera artístico-cultural. A ação que o Curta Taquary tem levado a cabo nos últimos anos em prol do meio ambiente, ao atrelar as inscrições dos filmes à doação de mudas e à atividade de plantá-las com a colaboração de estudantes da rede de ensino, traz resultados maravilhosos junto a esse público e à grande parcela da população que passa a se conscientizar do seu engajamento na preservação da natureza, num contexto assustador fruto de uma política insana e recente de destruição de nossas florestas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa

alexandre de moraes ministro STF FOTO rosinei coutinho STF

Moraes mantém prisão de delegado acusado do assassinato de Marielle

joaomamanguape (1)

João Azevêdo anuncia mais de R$ 50 milhões de investimentos durante audiência do ODE em Mamanguape

Jackson e Couto

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

pollyanaabrigo

Governo da Paraíba lança editais para investimentos em projetos na área social e em abrigos de idosos

carteira de trabalho

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024

crecicarteira

Novos corretores de imóveis recebem orientações sobre resoluções e documentação cartorária

ruycidade

Risco de inundação em João Pessoa ameaça 6 mil moradias, diz Ruy