Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Creci-PB defende TCO’s em delegacias para agilizar punições a falsos corretores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A impunidade gera a prática de novos delitos e gera prejuízos até irreparáveis também no mercado imobiliário. Para que isso não aconteça e para que o eficiente trabalho desenvolvido pelos fiscais do Creci-PB não seja inútil, o presidente Ubirajara Marques iniciou uma série de contatos com delegados de seccionais em todo o estado.

Os primeiros a serem visitados foram Diógenes da Rocha Fernandes, titular da 21ª em Solânea (Sede) – que abrange 11 cidades consideradas âncoras, como Bananeiras, Araruna, Cacimba de Dentro, Borborema, Tacima e Arara – e Thiago Augusto, titular da delegacia da Comarca de Bananeiras, que responde cumulativamente pelo expediente do departamento de Serraria, Termo da referida jurisdição.

A ambos, Bira, como é mais conhecido, demonstrou que a recepção por alguns delegados e escrivães dos autos de infração lavrados pelos fiscais (devidamente instruídos e legalmente fundamentados) como boletins de ocorrência (BO’s) têm sido inócuos pelo não seguimento ou arquivamento. O encaminhamento de notícia-crime pelo Conselho ao Ministério Público em alguns casos advém de certa morosidade para a abertura do procedimento, pois é enviada pelo MP à delegacia para instauração de investigação.

Procedimento adequado

“Entendemos que o procedimento mais célere e adequado nesses casos é o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), quando a autoridade policial inicia a investigação, instaura e conclui inquérito e já encaminha ao Ministério Público. Nosso setor de fiscalização foi nos últimos anos o primeiro em produtividade na região Nordeste e o quarto no país, mas estamos sempre buscando outras soluções e alternativas, para combater essa atuação dos ilegais, que causam danos às suas vítimas, pois geralmente são golpistas e a gente não pode deixar a sociedade desprotegida”, afirmou Ubirajara.

Compreensão e receptividade

Os dois delegados se mostraram compreensivos e receptivos. Diógenes Fernandes destacou a importância desse trabalho de fiscalização e controle e assegurou que a polícia civil – como detentora da atribuição de apurar as infrações criminais – também tem o maior interesse em apurar e indiciar aqueles que transgridem as leis, para que a lei seja aplicada inclusive àqueles que se passam por corretores de imóveis sem possuir registro no órgão.

“Estamos à disposição do Creci-PB para apurar qualquer infração envolvendo o falso corretor ou qualquer problema nesse sentido durante uma transação imobiliária”. Afirmou.

Por sua vez, Thiago Augusto, endossou a fundamental importância da aproximação entre a instituição e o Conselho, sobretudo no efetivo combate ao exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, conduta que configura contravenção penal, para que essas pessoas sejam identificadas e responsabilizadas criminalmente, com confecção pela PC do procedimento correspondente e encaminhamento ao Poder Judiciário.

Representação fortalecida

Ao final, Bira, como é mais conhecido, agradeceu a receptividade, compreensão e sensibilidade das duas autoridades, e colocou o Creci-PB à disposição no que for necessário. O Órgão teve sua representatividade legitimada e fortalecida na ocasião pelas presenças dos delegados titular e adjunto do Órgão em Solânea e Bananeiras, Geová Guedes, Valguer Rocha, Wesley Dayam e Estevão Paiva, do coordenador adjunto de fiscalização do brejo, Marcos Vinicius, bem como pelo superintendente Gustavo Beltrão, pelo coordenador de fiscalização Hermano Batista e pelo assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa

alexandre de moraes ministro STF FOTO rosinei coutinho STF

Moraes mantém prisão de delegado acusado do assassinato de Marielle

joaomamanguape (1)

João Azevêdo anuncia mais de R$ 50 milhões de investimentos durante audiência do ODE em Mamanguape

Jackson e Couto

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

pollyanaabrigo

Governo da Paraíba lança editais para investimentos em projetos na área social e em abrigos de idosos

carteira de trabalho

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024

crecicarteira

Novos corretores de imóveis recebem orientações sobre resoluções e documentação cartorária

ruycidade

Risco de inundação em João Pessoa ameaça 6 mil moradias, diz Ruy