Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Alta estação atrai turistas e movimenta orla de João Pessoa e região Metropolitana

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Quem caminha pela orla de João Pessoa, capital da Paraíba, depara-se com um número elevado de turistas circulando pelas praias, ocupando as barracas de comidas típicas, pedalando pela orla, passeando de buggys pelas praias do litoral Norte e Sul. A projeção feita pelo Setor de Turismo paraibano é um incremento da ordem de 10% no número de turistas no Estado, se comparado ao verão anterior à chegada da pandemia, em 2020. O período de alta estação teve início em dezembro de 2022 e se prolonga até o Carnaval.

Na avaliação da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a presença de turistas visitando a capital paraibana e outras cidades turísticas da região Metropolitana é resultado de um trabalho de divulgação do Destino Paraíba ao longo de 2022 e anos anteriores. Segundo a executiva, o trabalho realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico e PBTur, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e ABIH-PB, colhe os frutos neste período do ano.

Ela argumenta que para que esses turistas retornem em outras oportunidades é necessário um apoio de outras secretarias e órgãos estaduais. “Não podemos deixar de citar o trabalho incansável do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico. Quem visita nossa capital e arredores sente-se seguro, protegido e isso faz com que as famílias optem em retornar ao destino no próximo ano”, explicou.

Ambiente seguro – De acordo com o comandante do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur), major Bruno Rodrigues, desde o lançamento da Operação Verão, em dezembro do ano passado até a primeira quinzena de janeiro de 2023, houve uma redução dos índices de crimes contra a pessoa. Segundo ele, foi registrada uma diminuição de 73,9% nos roubos a pessoa; mais de 100% nos roubos de veículos e nenhum homicídio na região da orla. “Somos 250 homens atuando na região da orla e nos bairros da capital dia e noite. Recebemos novos quadriciclos para trabalharmos em conjunto com os policiais que usam bicicletas, outros que atuam a pé e contamos também com apoio do pessoal da Rocam (em motos). Então, os resultados positivos e isso deixa os turistas tranquilos e com desejo de retornar ao Estado”, disse.

O presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa e região Metropolitana, Delano Praiano, confirmou que o setor percebe um policiamento ostensivo na orla e um bem-estar vivido pelos turistas. Para ele, as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em parceria com o trade vêm consolidando a imagem de segurança para os visitantes. “Com segurança todos podem trabalhar tranquilos e os turistas voltarão a nos visitar”, prevê.

Já o presidente da Associação Brasileira de Hotéis, secção Paraíba, Rodrigo Pinto, diz que o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado e trade ao longo de 2022 gerou esse volume de turistas na capital durante a alta estação. “Iremos continuar a fazer o mesmo trabalho em 2023 de forma intensa e unida entre o poder público e o privado em busca de um objetivo comum, que é o desenvolvimento contínuo do nosso turismo”, enfatizou.

Satisfação – Circulando pelas lojas do Mercado de Artesanato de Tambaú, o casal Luis e Miriam Arruda, de São Paulo, é o exemplo do turista que visita o Destino Paraíba entre final de ano e início de ano. Ele, advogado, Miriam dona de um estacionamento num bairro nobre na capital paulista. “Trabalhamos o ano inteiro e nos últimos dois anos nem viajamos. Teve a pandemia da covid, alta das passagens aéreas e a solução foi ficar em casa nas férias”, relatou o advogado.

Hospedados na casa de amigos na praia do cabo Branco, o casal Luis e Miriam está adorando João Pessoa, as praias, a acolhida e os preços. “Tudo de bom. Não temos do que reclamar. Sendo uma capital, os preços das refeições e bebidas são acessíveis, nada de exorbitante. Indicarei pra amigos”, garantiram.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa