Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Descubra o que é AIT, problema que afetou o humorista Renato Aragão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Muita gente sabe o que é um AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas nunca ouviu falar de AIT (Ataque Isquêmico Transitório). AVC é o popular derrame, e AIT é a sigla de um problema que passou a ser pesquisado na internet com mais intensidade desde o dia 7 de dezembro, quando foi divulgado que o ator Renato Aragão havia sido acometido por essa condição clínica, conforme divulgado no Instagram por Lilian Aragão, mulher do humorista.

O AIT é um pequeno ataque, semelhante a um Acidente Vascular Cerebral, mas que, apesar de desaparecer depois de minutos ou horas, ainda requer atenção imediata para ser diferenciado de um verdadeiro AVC. Importante: o ataque isquêmico transitório pode ser um sinal de alerta de um futuro acidente vascular cerebral.

O Ataque Isquêmico Transitório ocorre quando uma artéria que transporta o sangue até o cérebro fica temporariamente entupida por um coágulo (trombo). Ou seja, AITs são causados pela falta de fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro por causa de um bloqueio de um vaso sanguíneo no cérebro, e há vários fatores de risco associados a esse problema.

ATENÇÃO: dentre os principais fatores de risco de AIT, estão: aterosclerose (placas de gordura nas artérias); níveis altos de colesterol; hipertensão arterial sistêmica (pressão alta); diabetes e tabagismo. 

AIT e AVC têm sintomas semelhantes

O Ataque Isquêmico Transitório e o Acidente Vascular Cerebral têm sintomas semelhantes, como perda de fala, problemas para enxergar e dormência em um dos lados do corpo. A diferença, basicamente, é que a reversão do AIT é rápida. No caso do AIT, ele se reverte espontaneamente depois de um período, às vezes em menos de uma hora. 

A tomografia de crânio (TC) é o exame que detecta o AIT. Se a tomografia for normal, está confirmado o diagnóstico de Ataque Isquêmico Transitório. Como os sintomas desaparecem espontaneamente depois de um período, não há um tratamento específico para o AIT. Mas é fundamental que a ocorrência seja diagnosticada, justamente para poder ser feita a prevenção de um futuro AVC.

Como terapêutica preventiva, é recomendável que o paciente suspenda o consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco e reduza as taxas de colesterol. Além disso, o ideal é que haja controle da pressão arterial, perda de peso, dieta balanceada e prática de atividades físicas. A depender do caso, o paciente terá de fazer uso de algum medicamento anticoagulante.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Karla Pimentel, Conde

Aprovados em concurso do Conde farão protesto porque prefeita se recusa a homologar resultado

1715353690663e385a6ee68_1715353690_3x2_lg

Cavalo Caramelo tem quadro estável após resgate e recebe tratamento para desidratação

irpf

Faculdade promove mutirão gratuito do Imposto de Renda no Shopping Tambiá neste sábado

idosaaereo (1)

Coração Paraibano: Idosa sofre infarto em Bananeiras e é transferida pelo transporte aéreo para o Hospital Metropolitano

crmv1 (1)

CRMV-PB aprova programa de controle populacional de animais em Monteiro e Vista Serrana

joaoplaca

João Azevêdo entrega escolas e anuncia novos investimentos em Cachoeira dos Índios e Bom Jesus

praia-de-cabo-branco-683x388

Operação flagra Bar do Cuscuz e outros estabelecimentos jogando esgoto na orla

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas neste final de semana

Estágio no MPF

MPF divulga resultado da prova objetiva para estágio em Direito; confira

Paraibano mata ex-namorada no Ceará

Paraibano é julgado no Ceará por matar técnica de enfermagem