Sintur-JP reforça necessidade de subsídio para custear transporte público

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP), que representa as empresas de transporte coletivo urbano na capital, vem alertando no decorrer dos meses que o passageiro pagante não pode custear sozinho todos os custos da operação do sistema em João Pessoa.

Com a acentuada queda de passageiros transportados ao longo dos anos – com pico na pandemia – e a paralisação do serviço ocasionada nesse período, as empresas de ônibus coletivo vêm enfrentando inúmeras dificuldades de ordem econômico-financeira devido ao atual modelo adotado em algumas cidades, inclusive João Pessoa.

Segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbano (NTU), após quase três anos desde o início da pandemia, o segmento ainda não recuperou a quantidade de passageiros transportados anteriormente, e talvez não recupere.

A NTU ainda afirma que umas das consequências da pandemia é a imprevisibilidade, que passou a caracterizar a matriz de viagens nos centros urbanos.
.
“A intensificação da crise econômica, o aumento do nível de desemprego e a consequente redução do índice de utilização do vale-transporte, a queda da renda do trabalhador, a prática de teletrabalho mais frequente, o uso de serviços de transporte por aplicativos, o comércio online e a intensificação da mobilidade ativa são alguns exemplos que influenciam diretamente o deslocamento das pessoas”, diz um trecho da 4ª edição do boletim “Evolução dos níveis de oferta e demanda” (fevereiro/2020 – novembro/2022), da entidade associativa.

Sintur-JP reforça necessidade de subsídios para equilibrar sistema

Para o Sintur-JP, “a conta não fecha” nem para as operadoras, nem para os passageiros pagantes. Em João Pessoa, o preço atual da passagem é R$ 4,40. Antes da pandemia, o número de passageiros transportados por mês era 5.581 mi (2019). Já a média nos onze primeiros meses de 2022 foi de 4,608 mi .Com a implementação de subsídios, que são apoios monetários para o desenvolvimento da atividade, seria possível investir num sistema de transporte mais eficiente e benéfico para a sociedade.

“Com um número menor de passageiros para arcar com os custos, o valor unitário a pagar fica maior. É exatamente por isso que, em vários municípios, o poder público já participa de alguma forma, como, por exemplo, com a isenção de impostos e, também, com o aporte de recursos a título de subsídio do valor da tarifa”, esclareceu Isaac Júnior Moreira, diretor-institucional do Sintur-JP.

“Somente com a contribuição do poder público, o sistema de transporte coletivo será economicamente acessível, socialmente justo, e poderá retomar sua capacidade de investimento para proporcionar um serviço de qualidade”, finalizou Isaac Júnior.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa