Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sebrae: Pix já é a principal forma de pagamento feito a pequenos negócios na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com menos de dois anos de funcionamento no Brasil, o Pix já é o principal meio de pagamento utilizado pelos clientes de pequenos negócios na Paraíba. É o que revela a pesquisa inédita “Pulso dos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae em todos os estados do Brasil, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em sua primeira edição, a pesquisa foi realizada entre os meses de agosto e setembro, com a participação de microempreendedores individuais (MEI) e de donos de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). De acordo com os números, na Paraíba, onde foram entrevistados 55 empresários, 37% deles afirmaram que o Pix é a principal forma de pagamento utilizada atualmente por seus clientes.

Ainda de acordo com a pesquisa, o segundo meio de pagamento mais utilizado pelos consumidores de micro e pequenas empresas é o cartão de crédito, indicado por 30% dos empreendedores entrevistados. Em seguida, aparecem o pagamento em dinheiro, apontado por 13% dos participantes da pesquisa, e o cartão de débito, que contabilizou apenas 2% das respostas. Já 17% dos entrevistados paraibanos indicaram outros meios de pagamento como os mais utilizados por seus clientes.

Ao avaliar os dados, a analista técnica do Sebrae/PB, Márcia Timótheo, ressaltou que o crescimento do Pix na preferência dos consumidores, em um curto espaço de tempo, está relacionado não apenas aos custos, como também ao fato de existirem benefícios tanto para o cliente quanto para as empresas. “Um fator que faz o Pix ser bastante utilizado é que ele traz inúmeras vantagens, não só para quem paga, mas também para quem recebe. É mais rápido, barato, seguro, prático e simples”, explicou Timótheo.

Ainda conforme a analista, a ferramenta pode trazer benefícios para as micro e pequenas empresas. “Os pequenos negócios podem receber com Pix de diferentes formas, usando as chaves, QR Code ou com o Pix Copia e Cola. Além disso, para as empresas, o custo de aceitação é menor que dos demais meios e os recursos ficam disponíveis de imediato, o que pode diminuir a necessidade de crédito, incentivar a automatização e facilitar a conciliação de crédito”, acrescentou Márcia Timótheo.

Sobre o Pix – Criado pelo Banco Central, o Pix é um meio de pagamento instantâneo, cujas transações podem ser realizadas em qualquer horário ou dia da semana. A modalidade de pagamento passou a funcionar em novembro de 2020 e pode ser utilizada por pessoas físicas e jurídicas, para ações como transferir e receber valores, pagar contas, fazer compras na internet e até mesmo pagar impostos, como os do Simples Nacional, que é voltado aos pequenos negócios. Segundo estimativas do Banco Central, em julho deste ano já existiam mais de 478 milhões de chaves do Pix ativas, criadas pelos mais de 131 milhões de usuários cadastrados para utilizar o serviço no Brasil.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

rafaellared

Missão eleitoral triplicada para a advocacia

WhatsApp Image 2024-05-21 at 17.52.23

Com parecer de Daniella Ribeiro, é aprovado projeto que reconhece quadrilhas juninas como manifestação nacional

ruyabrae (1)

Ruy destina recurso pioneiro para combate a dependência química na Região de João Pessoa

WhatsApp Image 2024-05-21 at 15.23.13

Inácio Falcão lança pré-candidatura a prefeito e diz que Romero não é adversário de Bruno

TJPB lateral

Tribunal de Justiça publica editais para acesso ao cargo de desembargador

forumcabeelo (1)

Justiça absolve homem acusado de envolvimento na morte de lutador de MMA

Artesanato paraibano

Governo publica edital de programa que promove circulação de artistas da PB fora do estado

Antônio Neto prisão

Mentor de golpe milionário, Antônio Neto vai para prisão domiciliar na Argentina

cartaxo12

Internado, Luciano Cartaxo pode receber alta médica ainda hoje

Acidente na BR 230 deixa um motociclista morto

Motociclista morre após bater em traseira de caminhão na BR-230, em João Pessoa