Secretaria da Fazenda atende pleito do Sindalcool-PB e prioriza usinas e vendas de etanol

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na última terça-feira (5), durante uma visita institucional à Usina Japungu, em Santa Rita, o governador João Azevêdo e o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, apresentaram os estudos recentes da pasta que reavaliaram as condições de competitividade do etanol na Paraíba. Na ocasião, o governador anunciou a equiparação ao sistema de benefícios fiscais. A medida priorizará as usinas e as vendas de etanol no estado e garantirá renda na produção de cana e do biocombustível.

Com o cenário atual do mercado de combustível, o etanol perdeu competitividade e as usinas paraibanas sofreram com impactos econômicos.

“Quem está arriscando os seus próprios recursos e investindo na produção de etanol merece toda a consideração e precisa ter condições de competir”, comentou o governador João Azevêdo.

O governador ainda pontuou que a gasolina deve entrar no imposto seletivo no próximo ano, o que foi interpretado pelos diretores do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB) como um incentivo à produção local do biocombustível.

De acordo com o presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa, houve a compreensão e sensibilidade do governo para as perdas nas usinas. “Os incentivos e benefícios fiscais na Paraíba foram considerados sempre os melhores entre os estados do Nordeste. As alterações de alíquotas em Junho de 2022 modificaram as condições de rentabilidade das empresas, que agora voltam a ser equivalentes à da legislação tributária de estados vizinhos, e o etanol mais atrativo para o consumidor economizar. O governador anunciou ainda a isenção de ICMS no frete nas operações internas“, disse Barbosa.

“As medidas de incentivo maior ao consumo do etanol vão ser publicadas pelo governador João Azevedo. Além do crédito presumido, a venda de etanol deve crescer com a redução do PMPF e o efeito de indução ao consumo através de política tributária com menor arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte na Paraíba. O biocombustível é o substituto perfeito da gasolina, oferece melhor desempenho aos consumidores e garante empregos e renda nos municípios de influência de cada usina”, finalizou Edmundo.

Governador e secretários visitam Japungu

Durante a visita à Japungu, o governador João Azevêdo e o secretário Marialvo Lucena assistiram a apresentação de José Bolivar, diretor-presidente da empresa. Tomaram conhecimento dos desafios e riscos nas usinas e do esforço prioritário na perenização da atividade através da irrigação que poupa água e gera maior produtividade.

O governador e os membros do governo também foram informados sobre vagas de emprego em aberto por falta de mão de obra qualificada, por exemplo, na área de mecânica de máquinas agrícolas com recursos de georreferenciamento. Rômulo Polari Filho, presidente da Cinep, também estava presente. Os membros do governo ainda ficaram conhecendo in loco a tecnologia da irrigação por gotejamento da Japungu e percorreram parte da área industrial da usina.

Como o etanol gera emprego e renda no estado

As sete usinas fiiadas ao Sindalcool-PB produzem açúcar e etanol e geram cerca de 20 mil diretos e 44 mil empregos indiretos no estado.

Na Paraíba, cerca de 60% da cana vem de fornecedores/terceiros e 40% é cultivada em propriedades das usinas. Sendo assim, estima-se que 3,9 milhões de toneladas de cana sejam ofertadas por mais de 1.500 pequenos produtores rurais, gerando assim mais emprego e mais renda nos municípios.

Em 2021, o setor representou 19,88% no número de admissões da indústria de transformação e 18,7% no número de admissões na indústria no geral. O número de admissões no cultivo da cana representou, no ano passado, 33% do número de trabalhadores na agricultura da Paraíba.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa