Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP e Estado apresentam projeto para avanço dos sistemas de esgotamento da Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Foi lançado, na manhã desta quarta-feira (17/08), o projeto“Avança Saneamento Paraíba”, que será desenvolvido em parceria pelo Ministério Público da Paraíba, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Seirhma), Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba com o objetivo de acelerar a universalização dos sistemas de esgotamento sanitário no estado.

Participaram do lançamento o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; o coordenador da Comissão de Gestão dos Recursos Hídricos e em matéria do Meio Ambiente, procurador Francisco Sagres Macedo Vieira; do corregedor-geral, Alvaro Gadelha Campos; os procuradores de Justiça, Vasti Cléa Marinho Lopes, Herbert Targino e Francisco Paula Lavor; o secretário-geral, Rodrigo Nóbrega; os promotores de Justiça Raniere Dantas e Alexandre Cesar Teixeira; o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes Neves; a secretária executiva de Infraestrutura, Virgiane Melo; o superintendente da Sudema, Marcelo Antônio Albuquerque; o representante da Famup, Paulo Santos; a representante da Funasa, Josiclene Leite.

O procurador-geral abriu a reunião falando sobre a constituição da Comissão de Gestão dos Recursos Hídricos e em matéria do Meio Ambiente, coordenada pelo procurador Francisco Sagres e integrada pelos promotores de Justiça Raniere Dantas, José Farias e Bertrand Asfora. O objetivo é dar uma atenção mais próxima à questão urgente como o esgotamento sanitário e somar esforços para atingir a finalidade que a melhoria nos índices de saneamento.

O procurador Francisco Sagres destacou que a ideia é fazer com a questão do esgotamento sanitário o mesmo trabalho que foi realizado com os lixões. “A problemática do esgotamento sanitário na Paraíba é muito significativa, principalmente nas regiões das bacias hidrográficas do estado. O Ministério Público tem que tomar providências porque é uma questão de meio ambiente, uma questão séria, e que atinge a saúde pública das populações regionais. Estamos nessa luta juntos. O procurador-geral resolveu nomear esta comissão e vamos enfrentar. O esgotamento não é brincadeira, carece de muito recurso, mas o Estado está comprometido a fazer o que for possível fazer. E nós vamos com certeza alcançar os objetivos que alcançamos com a questão do lixões e também da água à época da transposição. É um trabalho de grande valia e nos dá força para enfrentar porque é um grande desafio”, afirmou.

Ainda foi ressaltado pelo procurador Francisco Sagres a importância da unidade entre os atores que integram sistema. “É com eles que vamos encontrar resolutividade. Não adianta o MP entrar com ações e medidas judiciais que não resolvem nada. Vamos fazer com acordo, com conversa com os prefeitos, com a Funasa, que tem os recursos, a Cagepa que vai ser o órgão produtor de toda a sistemática, e a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos que vai dar o apoio administrativo e financeiro para todo esse serviço”.

O procurador Francisco Sagres informou que o projeto vai iniciar nos municípios de Pombal, Solânea e Caaporã, que tem esgoto e não foi entregue à Cagepa. “Precisamos resolver com rapidez para partir para Araçagi, que temos uma bacia de tratamento em Guarabira, que é próximo, e podemos resolver. E daí vamos começar a trabalhar nos outros municípios. Estamos mapeando todos para fazer em cada um”.

O secretário Deusdete Queiroga destacou a parceria com o Ministério Público no projeto de erradicação de lixões e que agora é o pontapé inicial para tratar da questão do esgotamento sanitário, que apresenta grandes distorções no país e no estado. Ele explicou que o projeto tem dois eixos: o primeiro em relação aos municípios que receberam recursos da Funasa para recebimento das obras pela Cagepa e o segundo para regularização dos sistemas individuais de coleta e tratamento de esgotos.

O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes Neves, falou sobre o desafio que envolve a questão do esgotamento sanitário e do entusiasmo com as soluções que serão buscadas no projeto que está iniciando.

Projeto

O projeto piloto será desenvolvido em dois eixos. O primeiro se refere à efetiva operação dos projetos realizados com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) com o objetivo de construir uma metodologia para recebimento das obras já realizadas pela Cagepa. essa etapa será realizada nos municípios de Caaporã, Pombal e Solânea.

O segundo eixo se refere ao programa de melhoramento, regularização e manutenção dos sistemas individuais de coleta e tratamento e disposição de esgotos domésticos, que será realizado em Araçagi, pela disponibilidade de Estação de Tratamento de Esgoto em Guarabira, que receberá o efluente coletado das habitações do município.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas