Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Alberto Bakana e Mô Lima abrem Arraiá do Litoral em Cabedelo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Foram dois anos sem poder arrastar o pé na Praça e sentir todo o clima junino que toma conta de Cabedelo nessa época. Este ano, o Arraiá do Litoral voltou a ser realizado de forma presencial e levou à Praça Getúlio Vargas, nesta quinta-feira (23), um grande público que foi conferir a abertura oficial da festa.

Na programação do palco principal foram os shows de Alberto Bakana e do sanfoneiro Mô Lima que deram o tom da primeira noite.

O Arraiá do Litoral segue nesta sexta-feira (24), com atrações locais no Casarão do Padre e o arrasta pé do palco principal vai ficar por conta da banda Forró da Live e do sanfoneiro Osmídio Neto.

Os festejos da véspera de São João tiveram início no Casarão do Padre – Espaço Criativo, com a apresentação musical do Trio Pé de Serra de Zé do Forró abrilhantando a noite das famílias que visitaram a Vila do Cabedelo.

No pavilhão multicolorido, foi a Quadrilha Junina Expresso do Litoral quem deu o tom da festa com a alegria dos quadrilheiros retornando ao cenário cabedelense depois de um longo período sem festa.

No bairro do Renascer também teve São João. Por lá, apresentaram-se as bandas Stylo Ousado e Alberto Bakana que encerrou a noite. A festa aconteceu na Rua Raul Seixas (ao lado da Projecta).

Nos dias 28 e 29 de junho, a programação de shows retorna à Praça, com as aguardadas atrações principais, Calcinha Preta e o cantor Zé Vaqueiro, respectivamente. Com eles, também apresentam-se a cantora Fabiana Souto, no dia 28; e a banda Stylo Ousado, no dia 29.

Já nos dias 25, 26 e 27, a Praça será palco de apresentações de grupos culturais e artistas da terra, selecionados via editais da Secretaria de Cultura.

Ao fazer a abertura da festa, o secretário de Cultura Igobergh Bernardo – representando o prefeito Vitor Hugo Castelliano – agradeceu a presença do público, destacou o caráter tradicional e cultural da programação, que também se estendeu aos outros bairros e que busca, prioritariamente, o resgate das festas e memórias juninas.

“É com muita alegria que, depois de dois anos, abrimos o Arraiá do Litoral do jeito que encerramos lá em 2019, com as famílias cabedelenses prestigiando; com os comerciantes vendendo muito bem; e com o autêntico forró nordestino e a cultura nordestina pulsante presente em tudo. Convidamos a todos que gostam de forró, que querem curtir uma festa tranquila e segura, com uma variedade gastronômica impressionante e com atração musical para todos os gostos, que venham pra Cabedelo”, destacou Igobergh.

O VI Arraiá do Litoral (Edição 2022) vai envolver cerca de 323 artistas; 60 ambulantes e comerciantes; e 40 empreendedores criativos. Para os artistas que voltaram a cantar com o público fazendo coro, após dois anos de evento virtual, a emoção de ver todos dançando e prestigiando a festa era indescritível.

Alberto Bakana teve o privilégio de realizar dois shows numa só noite em Cabedelo e destacou a importância desse momento.

“Só tenho muita gratidão à Prefeitura de Cabedelo, pois os artistas passaram um período muito difícil sem ver esse público maravilhoso acompanhando nosso trabalho. E pra mim é duplamente gratificante poder abrir os festejos no Centro e ainda fazer um segundo show encerrando os festejos no bairro do Renascer abrilhantando esse Arraiá do Litoral que está de parabéns pela estrutura”, afirmou o cantor.

Já o sanfoneiro Mô Lima se emocionou antes de subir ao palco principal, relembrando a trajetória do seu pai (Pinto do Acordeon), e logo depois fez um grande show que foi muito prestigiado pela multidão presente que não se intimidou nem com a chuva que caía no início da madrugada.

“É uma satisfação muito grande voltar a Cabedelo nesse São João. Sabemos que o povo estava carente desse momento de festa, depois de tantas perdas que tivemos na pandemia, mas vamos seguindo em frente. A praça está linda, bem decorada, som no ponto… pois Cabedelo já deu um up muito grande nos eventos porque tem uma gestão que dá apoio e valor à cultura popular. O artista aqui é acariciado, pois ele gosta de se mostrar, e quando chega vê tudo arrumado assim, o ego vai lá pra cima e faz um grande show”, destacou Mô.

Vila do Cabedelo – Nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho, O Casarão do Padre – Espaço Criativo vai receber a Vila do Cabedelo. Por lá, a partir das 17h, haverá forró pé de serra e venda de comidas e artesanato, além de um espaço temático decorada para fotos e visitação.

A Vila será um espaço de vivência e memória, construída e montada no Casarão do Padre – Espaço Criativo. Sua concepção remete às características do povoado do Cabedelo, trazendo a memória das pequenas casas e do vilarejo existente na região antes do desenvolvimento urbano da Cidade de Cabedelo.

Segurança nas ruas e no trânsito – Para garantir que a festa seja tranquila todos os dias, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) preparam um esquema especial de segurança e trânsito.

Com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o público pode encontrar uma festa com toda tranquilidade e segurança para arrastar o pé a noite toda.

O Plano de Ações Operacionais de Mobilidade, montado pela Semob, busca garantir, nos principais dias da festa – 23,24,28 e 29 – a organização e a efetivação do evento, bem como a segurança e a tranquilidade dos participantes e a mobilidade do trânsito e dos transeuntes que utilizarem a circulação viária. Ao todo, serão 24 agentes diários trabalhando durante os dias de festa, sendo 10 da Semob; 10 da Guarda e 04 de Apoio Logístico, que atuarão na colocação e retirada de sinalizações fixas ou móveis durante todos os dias dos eventos.

Nos dias de festa, o Km 0 – compreendido do Cabedelo Clube ao final da Praça Getúlio Vargas – será interditado.

Já a Segurança está com 80 agentes – 40 dos grupos especializados e 40 da proteção patrimonial – ; 12 viaturas empenhadas e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) para garantir a segurança nos sete dias de Arraiá.

Nos principais dias do evento, o efetivo do Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 07 agentes, 01 viatura de resgate e 01 viatura de combate a incêndio. Nos dias 28 e 29, quando acontecem os grandes shows do Arraiá, além destes recursos, o efetivo será reforçado com mais 6 Bombeiros em 3 duplas para atuação na prevenção de incêndio, busca e salvamento, bem como em primeiros socorros.

Já a Polícia Militar vai reforçar o policiamento com policiais militares a pé, de trios de moto, guarnições do BOPE, Cavalaria, do BPTRAN, além do policiamento ordinário da 6ª CIPM que conta com guarnições da Rádio Patrulha e Força Tática. O trabalho da segurança abrangerá todo o município de Cabedelo. O efetivo contará com o apoio da Policia Civil, dos Bombeiros Militar e da Guarda Civil de Cabedelo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel