Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraíba tem a segunda maior cobertura vacinal contra influenza do Nordeste

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Paraíba tem a segunda maior cobertura vacinal para influenza do Nordeste. Atualmente, o estado tem 51,8% da população alvo da campanha vacinada, ficando atrás apenas do Piauí, com 54,6%. A meta preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações é atingir pelo menos 90% desse público. Por conta da baixa adesão, neste sábado (4), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará o Dia D de vacinação contra influenza, sarampo e covid-19. A abertura será realizada em João Pessoa, no Ponto de Cem Réis, às 9h.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Franciélia Carvalho, embora a Paraíba tenha um percentual para influenza maior que a cobertura geral do Nordeste, que é 42,8%, e do Brasil, que está em 44,1%, a adesão às campanhas de vacinação continuam baixa. A do sarampo, por exemplo, está com 50,7% de cobertura e tem meta de atingir pelo menos 95% do público alvo.

“Os festejos juninos estão chegando e o ideal é que as pessoas curtam a festa imunizadas. Reforçamos a necessidade de a gestão municipal empreender todos os esforços para a adesão da população nas campanhas contra o sarampo e influenza. Além de completar os esquemas de vacinação da covid-19, em especial as doses de reforço, visto que estamos entrando em um período de maior incidência das doenças respiratórias”, pontua.
Franciélia Carvalho lembra que adolescentes entre 12 e 17 anos já podem tomar a dose de reforço, após quatro meses da aplicação da segunda dose do exquema vacinal primário. Ressaltamos ainda que essa dose reforça a segurança nas escolas, como também aumenta a proteção dos jovens que rotineiramente convivem em grupos.

A SES recomenda ainda a livre demanda no acesso da vacina, sem a necessidade de agendamento prévio e passa algumas orientações aos municípios como organizar o dia D para que seja um momento de mobilização de todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizando chamamento nas casas para a vacinação e disponibilizar pontos de vacinação em locais estratégicos para contemplar a população que mora em lugares de difícil acesso.

Até o momento, de acordo com dados extraídos pela SES, 8.810.573 doses contra a covid-19 já foram aplicadas na população. A cobertura da população a partir de 18 anos é de 99,3% para a D1, 93,3% para a D2, 2,8% da dose única, 62,5% da primeira dose de reforço e 10,5% da segunda dose de reforço. Já a cobertura da população de 12 a 17 anos é de 82,9% para a D1 e 85,4% para a D2. E da população entre 5 e 11 anos é de 59,6% para a D1 e 32% para a D2. Sobre a cobertura de sarampo, a Paraíba tem 47,96% da população alvo vacinada. Para a influenza, a cobertura vacinal é de 49% do público alvo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes