Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ministério da Saúde monitora dois casos suspeitos de varíola dos macacos no CE e SC

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (30) que recebeu a notificação de dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. Um caso suspeito está no Ceará e o outro, em Santa Catarina.

A Pasta afirmou ainda que está em contato com os estados para apoiar o monitoramento e as ações de vigilância. Uma terceira pessoa está sendo monitorada no Rio Grande do Sul, mas ainda não foi classificada como suspeita.

A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. Até o momento, não há casos confirmados da doença no país.

Monitoramento

Para monitorar o cenário da varíola de macacos no Brasil, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação. Além disso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações constituiu, em caráter consultivo, uma Câmara Técnica Temporária de pesquisa chamada Câmara Pox MCTI, para acompanhar os desdobramentos científicos sobre o vírus Monkeypox, conhecido como varíola dos macacos.

A medida de vigilância científica com consulta a especialistas é necessária, segundo o órgão, diante de casos de infecção registrados em países como Portugal, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, em maio deste ano.

Caso cearense – O caso suspeito de varíola dos macacos no Ceará foi identificado em um residente de Fortaleza. O paciente está em isolamento e não teria viajado para os locais onde a doença já foi registrada ou teve contato com alguém contaminado. Detalhes sobre sintomas e outros ainda não foram repassados.

Caso catarinense – Já em Santa Catarina o caso é de Dionísio Cerqueira, no Oeste do Estado. Trata-se de uma mulher de 27 anos, que apresentou os primeiras sintomas em 24 de maio, com o aparecimento de erupções cutâneas agudas pelo corpo, acompanhadas de febre, disfagia e outros sintomas. Em nota, a prefeitura de Dionísio Cerqueira informou que a paciente está com todos os sinais vitais estáveis e apresentou melhora clínica significativa”. Ela segue sendo monitorada.

O município destacou também que as pessoas que tiveram contato com a jovem seguem assintomáticas nesta segunda e que outros casos não foram notificados na cidade.

 

 

 

Agência Brasil com G1

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

bayeuxsolidaria (1)

Sem ajuda de políticos, população de Bayeux coleta 30 toneladas de doações ao RS

hugomotta

Hugo retira urgência de PL que autoriza banco a confiscar contas e FGTS para pagar dívidas

joaoode2024 (1)

Governo realiza audiências do ODE em Cajazeiras e Sousa nesta sexta e sábado

Energisa, energia, ligação de energia

Energisa é condenada a indenizar consumidor por instalar poste colado ao muro da casa

proconpb (1)

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas

terezinha103

Terezinha Domiciano fala sobre nomeação, transição e planos para UFPB

amidi (1)

Em reunião com Janildo Silva, Amidi reforça papel da mídia digital na Comunicação Institucional

ronaldocunhalimatv

Filme gravado em Campina Grande celebra a poesia de Ronaldo Cunha Lima

hamburguerer (2)

Pela primeira vez em João Pessoa, festival do hambúrguer reúne sabor e música

Varejo paraibano

Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE