Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Convênio entre HULW e IFPB oferecerá estágio no hospital-escola da UFPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) firmaram convênio para oferta de estágio no hospital-escola. A solenidade que formalizou a parceria entre as duas instituições ocorreu nesta terça-feira (12) pela manhã no gabinete da Superintendência. O convênio tem duração de cinco anos.

Durante a cerimônia, o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, e o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, assinaram o Termo de Convênio para Desenvolvimento de Estágio, o qual prevê a possibilidade de realização de estágio obrigatório e não obrigatório de estudantes regularmente matriculados em cursos do IFPB. A iniciativa está alinhada à missão institucional do Lauro Wanderley, que é “Desenvolver ensino, pesquisa e extensão, aliado a uma assistência integral e de qualidade”.

De acordo com o superintendente do HULW, esta é a primeira parceria interinstitucional visando a estágios firmada pelo hospital; até então, todos os convênios eram celebrados com a própria UFPB. O gestor ressaltou a importância do Instituto Federal da Paraíba para o Estado e destacou a relevância do convênio. “Ter como nosso primeiro parceiro uma instituição tão renomada como o IFPB é motivo de muito orgulho e satisfação”, disse.

Para Tissiani, o convênio vai possibilitar grandes avanços, especialmente na aplicação prática do ensino para os profissionais do IFPB. “O HULW é um campo de prática gigantesco. Quando se pensa no hospital, pensa-se sempre na questão de assistência à saúde, mas o HU é muito mais do que isso. Aliás, o DNA do hospital é o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação”.

Já o reitor do IFPB ressaltou que o ato de celebração do convênio se traduz como um momento muito especial. “Para mim, este momento se reveste de importância singular. O IFPB está engajado nesse projeto. Nós temos uma proposta que é exatamente a materialização do ganha-ganha: as duas instituições ganham com isso. Nós teremos estudantes nossos contemplados, que poderão contribuir com seus talentos para a execução deste projeto no Hospital Universitário”, comentou Nicácio Lopes, referindo-se à reforma da fachada do Lauro Wanderley.

Já a gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, Tarciana Costa, lembrou que, na maioria das vezes, o HULW acolhe estudantes da área de saúde, mas agora é o momento de ampliar a visão, recebendo estudantes de cursos ofertados pelo IFPB. “Essa soma será enriquecedora”, afirmou.

Também participaram da solenidade, a gerente de Ensino e Pesquisa, Tarciana Vieira da Costa, o gerente de Atenção à Saúde, Eymard de Medeiros Filho, o gerente Administrativo, Fábio Lopes, e o chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão, Pablo Leonid. Do IFPB, ainda prestigiaram a cerimônia a coordenadora de Estágio e Relações Empresariais, Glauciene Santana, a chefe de gabinete da Reitoria, Gláucia Nunes Costa; o secretário da Reitoria, Francisco Sousa da Silva; e o diretor de Comunicação, Filipe Donner.

CAMPO PARA CONHECIMENTO PRÁTICO

Inicialmente, serão contemplados com vagas para estágio no HULW alunos do IFPB matriculados em cursos como Engenharia civil, Engenharia Mecânica, Eletrotécnica e Eletricista Residencial. Os estudantes irão atuar diretamente nos trabalhos referentes às obras de reforma da fachada do hospital, iniciadas em janeiro deste ano. Serão oferecidas seis vagas pelo Lauro Wanderley, e o processo seletivo está em andamento.

De acordo com Glauciene Santana, a expectativa é que em maio os primeiros estagiários oriundos do IFPB já estejam atuando no hospital. “Esperamos poder mostrar todo nosso potencial e ampliar as vagas e áreas temáticas, inclusive expandir para novos projetos de ensino, pesquisa e extensão com o Hospital Universitário”, afirmou. Conforme Pablo Leonid, após a tramitação burocrática referente à seleção dos alunos e ingresso no HULW, os discentes irão elaborar um plano de trabalho para o estágio, com definição das atividades a serem executadas no hospital-escola.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE