Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Bruno lança ferramenta para combater assédio sexual no transporte público em CG

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito Bruno Cunha Lima lançou, nesta terça-feira, 15, no Teatro Municipal Severino Cabral, a ferramenta JU.LI.A. (Juntas Livres do Assédio), que visa coibir os casos de assédio e importunação sexual nos ônibus que fazem parte do sistema de transporte público coletivo de passageiros de Campina Grande. Ele esteve acompanhado da primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, que incentivou iniciativa e foi homenageada durante o evento de lançamento. A ferramenta, que foi desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e da Coordenadoria da Mulher, poderá ser acessada no aplicativo da STTP, o MobiCG, que disponibiliza diversos serviços relacionados ao transporte público e ao trabalho da autarquia.

O objetivo da iniciativa é garantir discrição para a vítima de importunação ou assédio, que queira denunciar o crime. Bruno explicou que a nova ferramenta é fundamental para as mulheres usuárias dos transportes coletivos se sentirem protegidas. Conforme relatou, a meta é garantir a integridade das passageiras do transporte público, reconhecendo, ainda, o esforço da equipe multidisciplinar da STTP e da Coordenadoria da Mulher, para viabilizar a concretização deste projeto.

Segundo o prefeito, que tem formação jurídica, a importunação sexual é considerada crime desde 2018, caracterizando-se por ser uma prática de um ato libidinoso de caráter sexual, na presença de alguém, sem sua autorização e com a intenção de satisfazer lascívia, prazer sexual próprio ou de outra pessoa. Este tipo de crime é manifestado por meio de cantadas invasivas, piadinhas vexatórias, puxar para dar um ‘beijo roubado’, não existindo, contudo, no caso da importunação, relação de hierarquia, a exemplo do que acontece nos casos de assédio sexual. Para o prefeito, este tipo de ação deve ser combatida pela sociedade, daí a importância do lançamento deste recurso de proteção e de denúncia, neste mês em que é comemorado do Dia Internacional da Mulher.

Antes do discurso do prefeito, a primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, foi homenageada pelo público presente ao Teatro Municipal, pois, conforme relato do superintendente da STTP, Carlos Dunga Junior, ela desempenhou importante papel no desenvolvimento da ferramenta, oferecendo ideias, incentivos e sugestões para viabilizar uma ferramenta que atenda às necessidades das mulheres que sofrem com a importunação sexual nos coletivos da cidade.

Juliana destacou que a iniciativa representa a concretização de mais uma ação voltada em favor da dignidade das mulheres. “Trata-se de uma ideia sensacional, pois muitas mulheres serão auxiliadas através deste trabalho. Fico feliz com o empenho de toda a nossa equipe, esperando que mulheres e homens se unam em torno da defesa do público feminino”, afirmou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul