Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Presidente do Focco admite fiscalizar aplicação de Ficha Limpa no Governo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), Rainério Rodrigues,  negou hoje que tenha ficado constrangido com a cobrança pública feita pelo deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB) a respeito da fiscalização pela entidade da nomeação de 12 mil servidores durante o Governo Maranhão III. A interpelação foi feita na Assembleia Legislativa pelo tucano durante uma sessão que discutia o voto consciente no último dia

– Alguns jornalistas deram essa conotação de constrangimento, mas o nosso dia é de receber denúncias. Receber denúncias seja de quem for não é constrangimento para os órgãos que compõem o Focco ou mesmo para o Focco, composto por 22 órgãos de fiscalização e estamos abertos a receber qualquer tipo de denúncia. Aquele não era o momento adequado para avaliar a gravidade ou não da denúncia, mas no dia seguinte levamos a informação ao Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal. Lá, soubemos que já existia processo sobre o mesmo assunto. Só temos que aguardar a tramitação. Não podemos dizer se as contratações foram irregulares ou não porque elas têm que ser vistas à luz da legislação. Se houver excessos, até o Ministério Público Eleitoral pode investigar, já que estamos num período eleitoral e qualquer excesso da administração pública que afete o equilíbrio da campanha pode ser investigado – disse Rainério, em entrevista à Rede Paraíba Sat.

Ele também elogiou a iniciativa do deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) pela apresentação e aprovação de um projeto prevendo a adoção dos mesmos critérios da lei ficha limpa para ocupantes de cargos no Governo da Paraíba. Rainério acrescentou que, caso aprovada a lei, o Focco deverá fiscalizar sua aprovação. Sabe-se que 20 auxiliares do Governo serão enquadrados nos critérios da lei e terão que ser exonerados.

– Se necessário, iremos até o governador para pedir a aprovação desta lei, que é importantíssima para a administração pública. A sociedade e os políticos têm que tomar ciência de que estamos vivendo nova realidade, de implantar no serviço público a moralidade e a transparência, que é um ponto que pretendemos trabalhar. Sem transparência não há controle social. Aqui na Paraíba, demos o primeiro passo. Ficamos satisfeitos com essa iniciativa e esperamos que as câmaras de vereadores dos 223 municípios também comecem a adotar o mesmo procedimento para que tenhamos uma administração mais coerente.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso estimula violência