Executiva da Saúde pede exoneração e prefeito empossa Luís Ferreira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito Cícero Lucena dá posse ao médico Luís Ferreira de Sousa Filho como novo secretário-executivo de Saúde de João Pessoa. A solenidade acontece nesta terça-feira (21), às 11h, no Auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

Luís substitui Rossana Sá, que pediu exoneração do cargo depois da saída do titular, Fábio Rocha, que deixou a função na semana passada, sendo substituído pela médica Margareth Diniz, ex-reitora da UFPB.

Em sua saída, Rossana divulgou uma longa carta de prestação de contas, agradecimento ao prefeito, aos colegas da Saúde e também a várias autoridades. No texto, ela destaca o esforço realizado para amenizar os efeitos da pandemia e que, por causa dele, adiou até mesmo o sonho de ser mãe.

Confira a carta:

Eu Rossana Maria da Nova Sá, ora Secretária Executiva de Saúde de João Pessoa, médica, Anestesiologista, aceitei o desafio posto por Vossa Excelência de gerir a maior e mais importante pasta no âmbito da Prefeitura de João Pessoa. Ciente da maior crise sanitária da história moderna da humanidade, usei todo meu empenho técnico e científico como profissional da área de saúde e defensora do SUS.

Neste contexto, fomos responsáveis pela gerência, planejamento e execução de ações de vigilância em saúde e suporte hospitalar para o enfrentamento da pandemia do Covid-19, priorizando o salvamento do máximo de vidas quanto possível. Durante todo o período na pasta me apraz elencar a participação em várias atividades em prol da saúde da população Pessoense.

Estruturação das Upas e Hospitais para combate a pandemia – Através de parceria com o Ministério da Saúde conseguimos a estruturação e ampliação de leitos em 400%, voltados para atender vítimas de casos graves e menos graves da Covid. Toda a estrutura pré-hospitalar e hospitalar voltou-se para este tipo de atendimento. Concentramos a maior quantidade de leitos de UTI Covid 100% SUS do estado da Paraíba em unidade Hospitalar própria, no Hospital Santa Isabel e Prontovida.

Provamos nossa capacidade de adaptar para cuidar da população;

Vacinação – Empreendemos campanha vitoriosa em agilidade, ampliando cada vez mais o quantitativo de vacinados, sempre buscando a diminuição da faixa etária, impactando diretamente na redução dos casos de internação e morte. Tornando João Pessoa uma das capitais com melhores índices de cobertura vacinal do Brasil.
Diminuindo-se os casos de internação hospitalar Covid, projetamos ações voltadas a assistência da saúde da população, entre elas:

Reforma da enfermaria cirúrgica do CHMGTB;
Criação do Serviço de Saúde da Mulher – no âmbito do Hospital Santa Isabel, ampliando a assistência feminina em sua integralidade (mastologia, ginecologia, ultrassonografia de mama, mamografia, biópsia e cirurgias) de forma perene e sólida;
Implantação do prontuário eletrônico inicialmente na Atenção Básica;
Reforma da Policlínica do Idoso;
Elaboração do Projeto Pró Pulmão;
Aprovação pelo Ministério da Saúde da construção de 12 novos Unidades Saúde da Família;
Serviços realizados:

Realização do Aplication da Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel;
Realização do Aplication da Tomografia do Hospital Santa Isabel;
Retomada das Cirurgias Bariátricas;
Mutirões Colonoscopia – realizados um total de 150 exames de colonoscopia em pacientes de toda rede municipal de saúde;
Cirurgia de Hérnia – realizadas 40 cirurgias de hérnia em apenas 3 dias;
Criação do Programa Municipal de Reabilitação Integral Pós-Covid;
Dia D – Tudo Rosa – (Consultas com mastologistas e realização de exames de mamografia. +500 Consultas, 264 Mamografias, 80 USGs de Mama, 03 Biópsias);
Dia D – Novembro Azul Sempre – (450 Consultas em urologia, 379 Exames de PSA, 52 Testes Rápidos – DST, 64 Solicitações USG Próstata, 07 Solicitações Biópsias, 18 Urologistas da rede Municipal envolvidos);
Projeto CenDor – HMSI – Tratamento Intervencionista da Dor;
Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) – Projeto em parceria do Ministério da Saúde e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz;
Projeto Integra Tele UTI – é um programa de educação continuada em UTI para profissionais de saúde, online, em tempo real, de caráter multidisciplinar. Projeto em parceria com Incor e Hospital das Clínicas.
Finalizo esta carta, agradecendo a Deus, a minha família, a meu esposo, cuja compreensão foram fundamentais para me manter de pé diante da batalha que travei para salvar vidas desde o dia 01 de janeiro deste ano. Na verdade, a luta pela vida sempre fez parte do meu dia-a-dia como médica.

Agradeço do fundo do meu coração a cada trabalhador e trabalhadora da saúde que deixou sua família para ir à “linha de frente” no combate a este inimigo invisível que vitimou tantos colegas, amigos e familiares. A história guardará para sempre os nomes desses heróis e heroínas.

Deixo meus agradecimentos aos Órgãos de Controle, ao Ministério Público Estadual Dr. Antonio Hortencio Neto e demais procuradores, a Procuradoria da Saúde, Ministério Público Federal em especial a Dr. Guilherme Ferraz e a Dra. Janaina Andrade, Ministério Público do Trabalho na pessoa de Dra. Andressa Coutinho e Dr. Eduardo Varandas, a CGU na pessoa de Dr. Severino Queiroz, aos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado Dr. Fernando Catão, Antônio Gomes Filho e demais conselheiros e procurados, ao Secretário de Estado da Saúde Dr. Geraldo Medeiros, aos órgãos de imprensa, sempre muito parceiros nas divulgações das ações da Saúde.

Destaco minha gratidão ao Prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, um grande comandante, dedicado, obstinado, um verdadeiro líder, sempre atuante em cada decisão e diariamente presente na SMS-JP e ao Vice Prefeito Leo Bezerra pela confiança e dedicação. Registro a certeza do dever cumprido para minha amada João Pessoa, por quem dediquei toda a minha energia e meu intelecto nos últimos 353 dias.

Adiei muitos sonhos neste ano, entre eles o da maternidade, mas sei que o tempo de Deus é bom, perfeito e agradável. Por fim revestida com a vontade de fazer o bem e coragem que vem do Alto, arregaço as mangas nessa nova estrada! Deixo a função de auxiliar do Executivo municipal com a convicção de ter dado meu melhor pelo povo de João Pessoa.

“NADA RESISTE AO TRABALHO” – Euryclides de Jesus Zerbini

Rossana Maria da Nova Sá

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa