Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Após críticas a Felipe Reul, Gilney Porto emite nota e nega conotação política

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Depois da intensa repercussão das críticas feitas pelo secretário de Saúde de Campina Grande, Gilney Porto, ao antecessor, Felipe Reul, indicado para o cargo por Romero Rodrigues, o autor das declarações emitiu uma nota para tentar estancar a crise e ainda adiou um evento que lançaria na manhã desta terça-feira, 7, o Programa Saúde de Verdade.

No fim de semana, Gilney Porto foi questionado na Rádio Caturité sobre a situação em que assumiu a Saúde e disse “A gente pegou uma saúde básica totalmente desestruturada na parte física, muitos problema de infiltração, de rachaduras em prédios. Já iniciamos essas reformas estruturais”. E acrescentou: “Quando se utiliza o dinheiro público de forma mais adequada, sobra para fazer outras atividades”.

As declarações causaram irritação em aliados de Romero Rodrigues e foram compreendidas como um sinal de rompimento próximo entre o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) e o ex-prefeito.

Confira a nota emitida por Gilney sobre o assunto:

A saúde pública em todo o Brasil, sobretudo nos municípios, enfrenta um problema estrutural histórico, fruto de fatores como o crescimento populacional e o subfinanciamento do SUS. E com Campina Grande não é diferente.

Como todos sabemos, este cenário foi agravado pela pandemia do coronavírus, que nos levou a concentrar todos os esforços para salvar vidas. Não há como negar que, com a Covid-19, os últimos dois anos foram extremamente difíceis para a saúde mundial. O foco administrativo, como não poderia ser diferente, passou a ser o enfrentamento da doença e a garantia de assistência aos infectados e pacientes.

Dito isto, e com a responsabilidade que assumi como Secretário de Saúde de Campina, tenho toda a tranquilidade em identificar este cenário, ao mesmo tempo em que reconheço ter recebido da gestão anterior um sistema funcionando, seja no combate à pandemia, seja no atendimento a todos os outros aspectos da saúde dos campinenses.

A missão que recebi do prefeito Bruno Cunha Lima é avançar, melhorar o que precisa ser melhorado, cuidar da saúde da população. E é nisto o que estou concentrado, ao lado de toda a nossa equipe, noite e dia.

Não faço avaliações políticas, não entro nesse debate. Sou um médico que dedica a vida a cuidar da saúde. É por isto que repudio a tentativa de tornar um assunto tão importante quanto a saúde dos campinenses em futrica ou factóide político”.

Agora, a nota a respeito do adiamento da solenidade que lançaria o programa Saúde de Verdade:

“O evento de lançamento do Programa Saúde de Verdade, da Prefeitura de Campina Grande, marcado para esta terça-feira, 7, foi adiado para uma data a ser oportunamente informada. O adiamento se dá por conta de viagem programada pelo prefeito Bruno Cunha Lima a São Paulo (SP), para acompanhar a transferência do tio, Ivandro Cunha Lima Filho, internado desde o último dia 30 no Hospital Pedro I, vítima da Covid-19. Na capital paulista, o empresário se submeterá ao inovador tratamento ECMO – oxigenação por membrana extracorpórea -, não disponível na Paraiba, que tem apresentado resultados animadores na recuperação de pacientes em estado grave”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul