Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Importância do voto consciente é debatida no plenário da Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Autoridades se revezaram na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa para falar, durante audiência pública, sobre a importância do eleitor votar com consciência na escolha dos seus representantes políticos no pleito de outubro deste ano. Alguns acharam que as campanhas de conscientização estão, aos poucos, mudando a cultura da sociedade e defendem punição severa para quem compra e para quem vende o voto.
 
A audiência foi uma propositura do vereador Nélson Lira (PT) e contou com a presença do deputado federal Luiz Couto (PT); do curador do Cidadão, promotor Valberto Lira (representando o Ministério Público Estadual); do delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro; do juiz Romero Carneiro, da 76ª Zona Eleitoral; do secretário-chefe do Tribunal de Contas da União (TCU) na Paraíba e presidente do Fórum de Combate à Corrupção (Focco), Rainério Rodrigues Leite; dos vereadores Geraldo Amorim (PDT) e Bosquinho (DEM); além de presidentes de entidades e lideranças políticas de alguns bairros da cidade.
 
Nélson Lira abriu a audiência pública e justificou que a discussão do tema é de fundamental importância, principalmente em período eleitoral. Para ele, a Câmara, ao abordar o assunto, está cumprindo com seu papel de cidadania e ajudando diretamente com o aperfeiçoamento do sistema político-eleitoral. “Precisamos conscientizar a sociedade sobre a importância de escolher bem os seus representantes”, declara.
 
Já o deputado Luiz Couto acredita que a "Lei da Ficha Limpa" só terá grande avanço quando for implantada, efetivamente, com a reforma política que está em tramitação no Congresso Nacional. Ele defende a extinção dos financiamentos privados de campanha e lamentou o uso, indiretamente, da máquina nas eleições. Couto propôs o fim da reeleição e a ampliação do mandato parlamentar. Para o juiz Romero Carneiro, as campanhas de conscientização precisam ser mais enfatizadas, estimuladas e alcançar todas as camadas da sociedade. O magistrado não escondeu sua preocupação no sentido de que no pleito deste ano o eleitor fique sem votar porque seu título foi extraviado e ele não solicitou uma segunda via.
 
O delegado da PF, Derly Brasileiro, entende que uma mudança mais efetiva e concreta nos costumes do eleitorado brasileiro está ligada a uma modernização na educação do país. Brasileiro acredita, entretanto, que o nível de conscientização vem mudando gradualmente devido as campanhas promovidas pela Justiça Eleitoral e o Ministério Público. “Se a gente analisar, houve uma mudança positiva de 2008 para cá. Para se ter uma idéia, a Polícia Federal vem recebendo menos denúncias do que as registradas no pleito anterior”, comenta.
 
O curador Valberto Lira observou que a sociedade ainda está passando por um processo de conscientização. Na sua visão, não é fácil para o país tentar reverter um quadro que já vem desde o descobrimento do Brasil. “Nós vamos mudar, agora, eu acredito que quem vai ver isso serão os nossos bisnetos”, diz. Lira defende punição para quem compra e vende o voto.
 
Focco e adesivagem – O presidente do Focco, Rainério Rodrigues, anunciou que no domingo, 29, o Fórum e as entidades que o integram vão realizar no Busto de Tamandaré (na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco) uma campanha de conscientização sobre a importância do voto consciente. Na oportunidade, serão distribuídos adesivos, com mensagens como "Eleições limpas, eu não vendo meu voto" e "Voto vendido, povo vencido", às pessoas que passarem pelo local.
 
Além do Focco, o evento contará com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Durante a audiência, Rainério destacou que toda campanha de conscientização, apesar de não ter um efeito rápido, começa a plantar uma semente na cabeça das pessoas. Segundo ele, com o passar do tempo, essa semente se transforma e a sociedade começa a mudar seu pensamento de que o voto consciente traz resultados positivos.
 
O vereador Bosquinho ocupou a tribuna para relatar alguns casos, mesmo que de forma genérica, de pessoas que não se preocupam em vender seu voto e fez um alerta sobre o prejuízo que o voto concedido sem responsabilidade pode causar ao pleito.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay__

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para todas as regiões

arthur lira presidente camara FOTO lula marques agencia brasil

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no STF

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer filho refém em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande