Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vale a pena abraçar o sofrimento?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A vida cristã torna-se autêntica quando ela, abraçando a Cristo, não foge dos sofrimentos próprios desta vida: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado (Mc 10,38). Referido “batismo” trata-se do sofrimento da cruz de Nosso Senhor. Toda nossa vida deve caminhar com Cristo, e Ele, segundo os relatos do Evangelho caminhou decididamente para Jerusalém, ou seja, para o cumprimento do Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição.

O sofrimento de Cristo na terra passou pela imolação. Ele incansavelmente se doou aos homens. Não fugiu da dor. Contudo, o seu passar pelo sofrimento não comportou uma atitude interior passiva, mas, a partir da oração, transformou a dor humana em lugar de amor. O Papa Francisco, repetidas vezes, tem dito a Igreja que devemos erguer o nosso olhar para a cruz de Jesus. E ao determos o olhar nesta, o Bom Deus nos concederá a graça do assombro.

Diante dos sofrimentos cotidianos tendemos ao espanto que fatalmente nos leva à desesperança. Parece que o coração vai se escondendo nos medos que nos paralisam. O cristão não prega o sofrimento pelo sofrimento, mas o sofrimento como caminho de conversão. A loucura da cruz é capacidade que o Senhor nos oferece de converter os nossos sofrimentos em grito de amor a Deus e de misericórdia para com os nossos irmãos.

O que fazemos quando o sofrimento vem nos visitar? Nos encasulamos? A atitude madura de fé leva-nos a compreensão sincera de que o sofrimento é uma proveitosa oportunidade para nos voltarmos para Deus e para aqueles que até carregam um sofrimento maior do que o nosso.

O único sofrimento que devemos temer é aquele decorrente do pecado, a perda da vida eterna. “O Filho unigênito foi dado à humanidade para proteger o homem, antes de mais nada, deste mal definitivo e do sofrimento definitivo. Na sua missão salvífica, portanto, o Filho deve atingir o mal nas suas próprias raízes transcendentais, a partir das quais se desenvolve na história do homem. Estas raízes transcendentais do mal estão pegadas ao pecado e à morte: elas estão, de fato, na base da perda da vida eterna. A missão do Filho unigênito consiste em vencer o pecado e a morte” (São João Paulo II).

Cristo santificou o sofrimento cotidiano da vida humana. Ele toma a nossa mão vacilante quando fraquejamos diante das inevitáveis lutas nesta terra. Seu amor nos protege do mal e nos dá força para não sucumbirmos. Temos os sacramentos da Igreja como caminho de restauração para a vida eterna. Unamo-nos à Virgem Maria que, sofrendo aos pés da cruz de Seu Filho, não afundou o seu coração na falta de esperança, mas encheu-se da presença consoladora de Deus e prosseguiu na fé. Que seu sim confiante nos acompanhe na inevitável noite escura do sofrimento ao longo de nossa estrada para o céu.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UFPB publica edital de concurso com 21 vagas para professor e salário de até R$ 11 mil

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Lucas afirma que “não cabem dois Ribeiros” na chapa de 2026

Anteriores

Mirante do Cabo Branco novo

Novo Mirante do Cabo Branco atrai pessoenses e turistas no Dia do Trabalhador

Empreender PB, assinatura de contratos

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta

sousaxbragantino

Falta de energia atinge parte do sertão da PB e atrasa Sousa x Bragantino

natixis (1)

Portugal busca brasileiros: multinacional abre 528 vagas sem limite de idade

harrisontargino

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Prisão, cadeado

Preso homem investigado por quatro assassinatos em Aroeira

PC Deccor Prisão investigado por golpe contra a PBPrev

Polícia prende investigado por golpe de mais de R$ 130 mil contra PBPrev

CMJP 2024

CMJP aprova calendário para apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025

Lucas Ribeiro, vice governador

Lucas afirma que “não cabem dois Ribeiros” na chapa de 2026

Gervásio Maia em encontro internacional em Havana

Gervásio participa de missão em Cuba representando a Câmara dos Deputados