Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP e serviços definem fluxo de atendimento a pacientes com sofrimento mental em Sousa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Foi assinado, na manhã desta sexta-feira (17/09), um termo de compromisso que define as responsabilidades dos serviços de saúde e o fluxo de atendimento de pacientes com transtorno ou sofrimento mental e necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas ilícitas no município de Sousa no Sertão do Estado. Com isso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passa a ser a “porta de entrada” a quem usuários e familiares devem acionar, através do telefone 192. O serviço vai atuar de forma conjunta com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para encaminhar os pacientes, incluindo os que estiverem em surto psicótico, ao Hospital Regional de Sousa ou ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município.

As responsabilidades e o fluxo de atendimento foram acordados pelos serviços envolvidos, durante reunião realizada na sede da Promotoria de Justiça de Sousa, pelas promotoras de Justiça Larissa de França Campos e Ana Luiza Braun Ary, que atuam respectivamente na defesa do cidadão e da saúde. Elas explicaram que a reunião teve como objetivo construir, de forma efetiva, a rede de apoio e atenção psicossocial aos pacientes com transtornos e sofrimentos mentais na rede pública de saúde, garantindo aos usuários e familiares um atendimento de melhor qualidade e mais humanizado.

Participaram o coordenador do Caps III Tozinho Gadelha, Alex Araújo; a coordenadora do Creas-Sousa, Débora Pereira; a diretora administrativa do Hospital Regional, Palomma Lopes; as representantes do Samu, Waleska Pinto e Nayanne Lacerda; o major do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Emerson Cruz e o capitão do 14º Batalhão da PM, José Mendes.

Responsabilidades e fluxo

Com a assinatura do termo de compromisso, ficou estabelecido que o Samu será o serviço para quem os familiares dos pacientes com transtornos mentais e necessidades decorrentes do uso de drogas, incluindo os que estiverem em surto psicótico, deverão acionar para requerer o encaminhamento devido.

A PM e o Corpo de Bombeiros deverão prestar o apoio à estabilização do atendido, junto com o Samu. Esses serviços realizarão a contenção do paciente em surto psicótico usando, em último caso e se necessário, ataduras fornecidas pelos Bombeiros e Samu, seguindo a alocação dele em maca e transporte para, a depender de cada caso, o Hospital Regional ou Caps.

O Hospital Regional de Sousa ficará responsável por fazer a estabilização dos pacientes em surto, encaminhando-os ao Caps nos dias em que houver disponibilidade do médico psiquiátrico (o que inclui todos os dias da semana, feriados e finais de semana).

O Caps III Tozinho Gadelha, por sua vez, é o serviço de referência em saúde mental do município, responsável por receber os pacientes já estabilizados e efetuando o seu trabalho, com a avaliação médica, tratamento ambulatorial e, em último caso, possível internação por um prazo máximo de 14 dias, conforme estabelece legislação própria, para posterior envio do usuário à família.

Setembro Amarelo

Segundo as promotoras de Justiça, a reunião que resultou na assinatura do termo de compromisso também integra o “Setembro Amarelo”, campanha promovida desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina para sensibilizar a população sobre a prevenção ao suicídio.

A iniciativa tem o apoio do Ministério Público que, este ano, destaca a importância de os municípios oferecerem atendimento psicossocial de forma contínua, “de janeiro a janeiro” e orientando os usuários SUS a acionarem a Promotoria de Justiça local em caso de negativa ou dificuldade de assistência. Para saber como acionar as promotorias de Justiça, clique AQUI.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio