Opera Paraíba realizará 3 mil cirurgias de catarata em todo o estado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Até o mês de outubro, 3 mil paraibanos sairão da lista de espera por uma cirurgia de catarata em todo o estado, por meio do Programa Opera Paraíba. Os procedimentos obedecerão a um cronograma de três meses, que terá início neste sábado (23). A cirurgia para catarata é um procedimento onde o cristalino é retirado e logo em seguida é substituído por uma lente sintética transparente, que permite restaurar a visão do paciente.

O Programa Opera Paraíba tem o objetivo de extinguir a fila de espera por intervenções cirúrgicas eletivas em todo o estado. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, explica de que forma a população foi selecionada para participar desta etapa do programa. “Os municípios encaminharam a lista dos pacientes que já realizaram os exames e aguardam pelas cirurgias de catarata, mantendo assim a contrapartida com a realização do pré-operatório e a garantia do transporte até a unidade onde serão realizadas das intervenções”, ressalta.

As cirurgias serão realizadas nas 16 Regiões de Saúde, nas seguintes datas: João Pessoa (1ª), de 13/09 a 19/09; Belém (2ª), em 29/09; Picuí (3ª e 4ª), com datas a confirmar; Monteiro (5ª), 28/08 e 29/08; Patos (6ª), 16/09 a 18/09; Coremas (7ª), 31/08 a 02/09; Catolé do Rocha (8ª), 18/10; Cajazeiras (9ª), 13/09 a 15/09; Sousa (10ª), 19/10 a 21/10; Taperoá (11ª), 27/08; Itabaiana (12ª), 23/08; Pombal (13ª), 22/10 a 23/10; Mamanguape (14ª), 24/08; Queimadas (15ª), 18/10 a 22/10; Taperoá (16ª), 24/08 a 26/08 e Campina Grande (16ª), 04/10 a 08/10.

A iniciativa é executada de forma itinerante pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio dos hospitais estaduais e clínicas pactuadas. Além de catarata, o Programa Opera Paraíba contempla procedimentos nas especialidades de otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral. Até o mês de outubro, 3.500 cirurgias serão realizadas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa