Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPB espera concluir em dez dias investigação sobre compra de vaga no curso de Medicina

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) espera concluir em dez dias as investigações de suposta entrada de um aluno no curso de Medicina da entidade após pagar R$ 80 mil pela vaga.

“Estamos investigando, levantando todas as informações para saber se de fato procede ou não essa denúncia. Esperamos concluir tudo em no máximo em dez dias”, disse o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia.

O reitor esclareceu, ainda, que o procedimento foi aberto pelo procurador Federal José Godoy Bezerra de Souza a partir de uma denúncia e que a UFPB vai colaborar com todas as informações para instrução do procedimento, objetivando auxiliar na apuração pelo MPF/PB e comprovação da sua procedência ou não, visando a adoção das medidas cabíveis.

O reitor ressalta a história de credibilidade, responsabilidade e compromisso da UFPB para com a educação, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

A denúncia chegou à UFPB após receber documento do Ministério Público da Paraíba (MPF), da denúncia de compra de vaga no curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Um estudante teria ingressado no segundo semestre 2021, após pagar R$ 80 mil pela vaga.

A UFPB disse que o Período 2021.2 ao qual se refere a denúncia ainda não foi iniciado. “A instituição deu início, no último dia 09/08/21, ao Período Suplementar 2021.1. Lembrando que as vagas da UFPB são preenchidas mediante Sistema de Seleção Unificada (Sisu)”, disse a entidade.

A denúncia chegou ao MPF por intermédio do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que recebeu a denúncia por meio da ouvidoria. Como o MPPB não tem atribuição sobre a UFPB, o caso foi enviado ao MPF, sendo distribuído para o gabinete do procurador Antônio Edílio, que está viajando e está sendo substituído pelo procurador José Godoy Bezerra de Souza, que assinou o despacho enviado à UFPB para que se manifeste a respeito da denúncia.

A denúncia foi feita no dia 29 de julho e o documento solicitando manifestação da UFPB foi encaminhada na última segunda-feira (9). O MPF aguarda agora a manifestação da Universidade, que tem um prazo de dez dias para se pronunciar.

“Esse caso da investigação da possível compra de vaga no curso de Medicina da UFPB não está comigo. Na verdade, eu assinei o despacho inicial, com as providências iniciais, em substituição a um colega que está em viagem e eu não tenho maiores informações”, disse o procurador José Godoy.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Poste, queda

Postes caem na Rua da República e trânsito é bloqueado

Policiais 2

Concurso da PM: homens e mulheres terão igual redução de tempo em prova

PM, viatura passando

Dois homens morrem e dois ficam feridos durante troca de tiros com policiais

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses