Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão entrega adutora de Itabaiana e anuncia inauguração do hospital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador José Maranhão anunciou, em Itabaiana, que nos próximos dias vai voltar à cidade para inaugurar o hospital da cidade, que também teve suas obras suspensas nos seis anos do governo passado. O município vai ainda ser contemplado com a rodovia PB-048 que terá a pavimentação de 13 km entre Juripiranga e Pilar, passando por Itabaiana, no entroncamento da PB-082, com a PB-048.

Maranhão destacou que o sistema adutor de Acauã, inaugurado na noite de ontem, é moderno, totalmente automatizado e que resolverá em definitivo o abastecimento d’água. O governador demonstrou muita satisfação em concluir as obras do terceiro maior sistema adutor do Estado, com extensão de 93 quilômetros e que oferta água tratada à população. Revelou que a força do trabalho e a fé proporcionam a realizam de tantas obras. Ele próprio não terá tempo de inaugurá-las até 30 de junho, por conta da legislação eleitoral.

Gratidão – A emoção externada em lágrimas e risos espontâneos da senhora Jeane dos Santos Silva, marcou na noite desta quinta-feira (17), a inauguração da adutora Acauã na cidade de Itabaiana, feita pelo governador José Maranhão. Jeane mora no município de Juarez Távora e chegou de surpresa na solenidade em Itabaiana, pediu para agradecer de público ao governador pela água de qualidade que agora jorra nas torneiras de sua casa.

O sistema adutor não contemplava a casa de dona Jeane e mais seis famílias de sua comunidade. Maranhão esteve na quarta-feira em Juarez Távora inaugurando a obra. Jeane e suas vizinhas reivindicaram a ligação da água, o governador determinou de imediato e no dia seguinte a água já estava instalada, beneficiando as sete famílias. Em breve pronunciamento Jeane assim se expressou: “Muito obrigado José Maranhão, Jesus lhe dê muitos anos de vida”. O governador agradeceu a Jeane pelas palavras regadas de sentimentos. “Na verdade, o que Jeane falou aqui é o sentimento de toda população, especialmente as pessoas mais humildes de Juarez Távora, de toda a Paraíba, inclusive de Itabaiana”, declarou.

Maranhão revelou que a construção da adutora Acauã somente foi possível porque no seu segundo governo ele decidiu construir a barragem Acauã, de onde a água é captada para as dez cidades beneficiadas com o sistema adutor inaugurado. Ele renovou o compromisso de trabalhar pelos paraibanos visando o desenvolvimento econômico e social. Lamentou a interrupção da construção da adutora nos seis anos do governo passado. “Hoje, depois de percorrer 93 quilômetros, as águas de Acauã chega a Itabaiana, a última cidade contemplada com a adutora que dispõe de dezoito chafarizes ofertando água também em 48 comunidades rurais dos dez municípios que agora têm segurança hídrica.

A cidade de Itabaiana foi contemplada com três importantes obras hídricas: o Sistema Adutor Acauã, um novo reservatório da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a nova Estação de Tratamento d’Água (ETA), equipamento totalmente automatizado e que faz a captação da água no rio Paraíba, realiza todos os procedimentos químicos de tratamento, armazena e ainda distribui o líquido para os municípios de Pilar, Juripiranga, São Miguel de Taipu e a própria Itabaiana. O governador José Maranhão inaugurou a Estação de Tratamento d’Água e a Adutora Acauã na noite desta quinta-feira, depois de entregar o sistema dos municípios de Mogeiro, Juripiranga e Pilar.

A população de Itabaiana comemorou os investimentos que o Governo do Estado levou à cidade, garantindo segurança hídrica e mais qualidade de vida às pessoas. O secretário municipal de Saúde, José Sinval, representou a prefeita. O ex-prefeito Antonio Carlos também prestigiou o evento, além dos deputados federais Marcondes Gadelha, Wilson Santiago e Manoel Júnior. Já a ETA de Salgado de São Félix, inaugurada na quarta-feira, também abastece Mogeiro. Acauã possui sistema de automação destinado ao controle à distância de todos os seus componentes físicos: são oito Estações de Bombeamento, três Estações de Tratamento de Água, 18 chafarizes, além de reservatórios apoiados e elevados construídos em pontos estratégicos dentre as 10 cidades atendidas. A construção do sistema consumiu mais R$ 113 milhões. A tubulação percorre uma extensão de 93 quilômetros para ofertar água de qualidade a 135 mil paraibanos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado FOTO gilvan rocha agencia brasil

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fernando_sastre_filho-motorista porsche SP

Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação