Roberto cobra regulamentação de cartões de crédito

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O senador Roberto Cavalcanti (PRB) cobrou, no plenário do Senado Federal, a regulamentação do mercado de cartões de crédito, cuja proposta foi entregue em abril, pelo próprio Cavalcanti, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A bola agora está com o Ministro Guido Mantega, a quem coube analisar preliminarmente a proposta, por determinação do Presidente Lula”, revelou.
 
Na proposta, que pode ser viabilizada por meio de decreto presidencial, são estabelecidas condições para a fiscalização e regulação do mercado de cartões pelo Banco Central do Brasil.
 
O texto prevê, por exemplo, que o BC definirá os limites e possibilidades do poder de autorização, fiscalização e regulação sobre a indústria de cartões de crédito nas operações e serviços de natureza dos executados pelas instituições financeiras.
 
“Desse modo, se estará assegurando a promoção da competição e do funcionamento saudável do mercado”, aposta o parlamentar, que citou dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), dimensionando a extensão do segmento.
 
Os dados mostram que em 2010 o número de cartões em uso no País atingiu a marca aproximada de 587milhões de unidades. As transações chegaram a 535 milhões, proporcionando faturamento de 40,1 bilhões – uma variação de 19% sobre o ano anterior.
 
“Entretanto, o frio mundo dos números oculta uma realidade que tem sido perniciosa para milhões de usuários e lojistas de todos os segmentos de mercado”, declarou Roberto Cavalcanti, apontando como principais gargalos.
 
Além da falta de um órgão regulador, o parlamentar lista a baixa concorrência (MasterCard e Visa operam 90% do mercado), dificuldade de compartilhamento da infraestrutura de captura e processamento das transações, cobrança de taxas elevadas aos comerciantes e juros altos aos consumidores, que podem atingir até 500% ao ano.
 
Os problemas, segundo o parlamentar, são atestados pelo Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, onde as administradores de cartões aparecem no topo do ranking de reclamações.
 
“Não pode persistir o cenário atual, em que as famílias brasileiras se endividam enormemente ao utilizar o cartão de crédito e deparar com criminosas taxas de financiamento para o sistema rotativo. Juros que oscilam entre 10% e 15% constituem, em qualquer lugar do mundo, sob quaisquer circunstâncias, verdadeira usura — e não há inadimplência que justifique tal barbaridade”, finalizou Roberto Cavalcanti.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa