Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cortejo de noivas com véus negros lembra Dia contra Homofobia em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um cortejo reunindo noivas com véus negros chamou a atenção de quem passava pela avenida Epitácio Pessoa na manhã de hoje. Era uma intervenção artística idealizada pelo artista Stênio Soares. “Ensaio sobre a solidão” foi a forma encontrada pelo professor da Universidade Federal da Bahia para marcar o Dia Internacional contra a Homofobia, comemorado nesta segunda-feira, 17. O grupo de noivas saiu do Porto do Capim, às 5h, em direção à praia de Tambaú, onde chegou por volta do meio-dia.

“Ensaio sobre a solidão” é um dos três trabalhos da obra-projeto “SS – Metralhadora Cheia de Mágoas”, elaborada a partir de duas residências artísticas realizadas em 2019, junto ao Projeto “Música e Movimento” na Universidad Nacional Autónoma de Mexico, na Cidade do México, e uma imersão realizada na Ming Contemporary Art Museum e na Shanghai Theatre Academy, ambos em Shanghai, China.

“Ensaio Sobre a Solidão” ocorre no período atribuido popularmente como “mês das noivas”, dez anos após o Supremo Tribunal Federal reconhecer a união estável homoafetiva, em 5 de maio de 2011.

Stênio Soares é artista da performance e professor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Desde 2008, desenvolve o processo poético intitulado Negras Memórias, que compreende experiências a partir da linguagem da performance. No Brasil, seus trabalhos circularam em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Cuiabá, João Pessoa e Maceió, e no exterior na Cidade do México (México), em Shanghai.

Ao ParlamentoPB, Stênio explicou a mensagem que sua performance pretendeu transmitir: “Cerca a solidão das pessoas LGBTQIA+ especialmente durante esse período de isolamento social. Diversas pessoas, especialmente pessoas trans, que já vivam segregadas por suas famílias, atenuam seu momento de solidão durante o atual período, quando os encontros usuais em sociedade foram impactados. Para além disso, é também um estudo poético sobre a solidão como autorretiro e recolhimento”.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional deve anunciar candidatura de Cartaxo, após operação inviabilizar aliança com Cícero

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB

Chef de cozinha

Sine-JP inicia semana com oferta de 250 empregos em diversas áreas

protestofeira (1)

Moradores bloqueiam rua em frente à Feira do Rangel contra corte de energia

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira