Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Lula vai vetar fim do fator previdenciário, diz Paulo Bernardo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou hoje, após reunião de coordenação, que o fim do fator previdenciário será vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele a decisão de vetar este trecho do projeto já teria sido tomada por Lula.

Bernardo disse ainda que recomendou, juntamente com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que o presidente vete o reajuste aprovado pelo Congresso Nacional de 7,7% para aposentadorias superiores a um salário mínimo. Segundo os ministros, as contas públicas não suportam reajuste superior a 6,14%.

“É o seguinte, já está definido, nós vamos vetar o fator previdenciário e recomendamos, sugerimos ao presidente que vetasse também o reajuste de 7,7%. Ele ficou de ver isso e nós vamos apresentar alternativas para ver se conseguimos resolver o problema do reajuste de 6,14%”, disse Bernardo.

“Foi discutida a questão do reajuste da Previdência, para os aposentados, e nós da equipe econômica, Paulo Bernardo e eu, sugerimos que se faça o veto a essa proposta de reajuste de 7,7% para aquele um terços dos aposentados que não se beneficiaram do aumento do salário mínimo”, afirmou Mantega.

Logo depois da entrevista do ministro do Planejamento, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negou que já exista definição sobre o fim do fator previdenciário. “A equipe econômica sugeriu o veto ao fator previdenciário e ao reajuste. O presidente disse que vai avaliar e decidir posteriormente”.

Para Mantega, o veto é necessário para manter o equilíbrio fiscal do governo. “Estamos respondendo aqui pela questão da sustentabilidade fiscal do governo. É importante que a gente deixe as finanças públicas de forma muito sólida para os próximos governos, então nós temos que dar um reajuste, porém não pode ser tudo isso que o Congresso está propondo”, explicou.

Os ministros afirmaram ainda que no caso de haver veto ao reajuste 7,7%, o governo vai estudar “alternativas” para viabilizar pelo menos a proposta original, de reajuste 6,14% aos aposentados. O governo havia enviado ao Congresso uma medida provisória que previa reajuste de 6,14%, valor acordado com centrais sindicais. No entanto, o aumento passou a 7,7% com a aprovação de uma emenda ao projeto original. Se houver o veto e nenhuma outra medida for tomada, como a edição de uma nova MP, os aposentados que ganham acima de um salário mínimo ficarão sem reajuste.

“Nós vamos apresentar alternativas para garantir o problema, colocado pelos senhores, de garantir o reajuste de 6,14%”, disse Paulo Bernardo. Padilha também afirmou que o governo vai analisar as possibilidades de garantir algum reajuste. Ele afirmou ainda que o presidente não vai levar em conta a eleição presidencial de outubro para decidir sobre o aumento das aposentadorias. “Qualquer decisão que o presidente tomar vai ser uma decisão que cumpra a responsabilidade fiscal. O presidente em nenhum momento vai deixar o clima eleitoral contaminar a decisão”, disse o ministro.

 

G1

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer criança refém e manter mulher em cárcere privado em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano