Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Luiz Couto vai propor devolução do projeto Ficha Limpa à Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Luiz Couto (PT) adiantou hoje que vai apresentar um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP) solicitando a devolução do projeto "Ficha Limpa". Segundo ele, a emenda de redação apresentada pelo senador Francisco Dorneles (PP-RJ) alterou o mérito do texto original, livrando muitos políticos da rejeição de suas candidaturas. No texto da Lei da Ficha Limpa, dos nove incisos, quatro usavam a expressão "os que forem", quatro "os que tenham sido"; e um não usou essas expressões. Francisco Dornelles (PP-RJ) uniformizou a redação em todos eles, utilizando apenas a expressão "os que forem", o que, para ele, não afetou o conteúdo da lei.

– O projeto foi modificado no Senado com uma chamada emenda de redação, que para nós é emenda de mérito e vamos dar entrada em requerimento ao presidente da Câmara para que ele peça o texto ao presidente do Senado e possamos manter o texto que torna inelegíveis aqueles que tenham sido condenados.

Couto também comentou as denúncias de contratações de duas servidoras "fantasmas" no gabinete do senador Efraim Morais (DEM) e defendeu a atuação da Polícia Federal no caso:

– É preciso que as denúncias sejam investigadas e não pela Polícia Judiciária. É preciso que a Polícia Federal entre na investigação porque são recursos públicos. Não interessa de que partido é. Se é denunciado, é preciso investigar. Caberá à Justiça condenar ou absolver.

Quem manda – A crise do PT também foi comentada pelo deputado, que afirmou pertencer atualmente ao governador José Maranhão (PMDB) o poder de decisão sobre o PT. Ele citou o caso em que o secretário de Organização do partido, Josenildo Feitosa advertiu o sobrinho de Maranhão, Benjamin, a não se intrometer em assuntos do PT e a consequente ameaça de Benjamin, que teria admitido pedir a demissão de Feitosa do cargo que ocupa na administração estadual.

Em suas críticas, Couto lembrou a exclusão que seu nome, o do ex-deputado Frei Anastácio e até o de Rodrigo Soares sofreram na escolha do vice de Maranhão em 2002:

– De uma hora para outra, apareceu o nome de Luciano Cartaxo, que foi o escolhido. É o PT que tem que indicar o vice. Quem escolheu o vice de Dilma Rousseff? Foi o PMDB. Tem que ser assim. Não se pode deixar que o candidato José Maranhão escolha. É triste aceitar que o partido esteja nessa situação.

As declarações de Luiz Couto foram dadas ao programa Conexão Paraíba, da FM Tambaú.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina