Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Gadelha cobra reativação do Centro de Tradições Ciganas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“O deputado federal Marcondes (PSC-PB) classificou como “uma iniciativa muito feliz e muito oportuna” a Edição 2010 do Prêmio Culturas Ciganas. Gadelha aproveitou a circunstância para mostrar preocupação com a situação vivida pela comunidade cigana e disse que “o momento é ideal para reativar as atividades do Centro Calon de Desenvolvimento Integral (CCDI)”, primeiro Centro de Referencias Ciganas do Nordeste, localizado na região de Sousa.

Assim que soube desta edição do concurso, Marcondes Gadelha conversou com o subsecretário executivo de Cultura do Estado, David Fernandes, e elogiou o Prêmio Culturas Ciganas. “Falei com o secretário e ele me disse que prêmio é instituído para apresentações sobre diversos aspectos da cultura cigana. A parte de artesanato, gastronomia, linguagens, danças e manifestações artísticas em geral, tudo isso vai ser objeto de premiação para pessoas oriundas da comunidade cigana”, disse o parlamentar. A ação é do Governo do Estado, através da Subsecretaria Executiva de Cultura, juntamente com o Ministério da Cultura (MinC).

Gadelha, que foi um dos principais responsáveis pela obra do Centro, garantindo na ocasião parcerias e recursos, aproveitou para solicitar a reativação do CCDI. “Também pedi ao secretário para que tomasse iniciativa no sentido de reativar o Centro de Tradições Ciganas, que é chamado lá de Centro de Referência da Cultura Cigana, porque aquele Centro, que nós trabalhamos com muito carinho, estava meio abandonado. Houve o compromisso dele em revitalizá-lo e isso tudo fecha um leque de atividades fundamental para a gente afirmar a identidade dos ciganos de Sousa e a sua importância par a vida social e cultural da região”, explica

Conhecido pelo povo cigano como defensor e conhecedor da cultura cigana, Gadelha aproveitou o ensejo e fez questão de ressaltar a sua atenção para que os costumes e as tradições ciganas não se percam e explicou a necessidade de reativar o Centro. “A preocupação com a vida sedentária que os ciganos estão levando lá em Sousa é a de que eles fossem paulatinamente perdendo as suas raízes, perdendo a sua história, as suas origens e a sua cultura”.

O parlamentar completa afirmando que “essas ações vão exatamente resgatar aspectos da cultura cigana e fazer também com que eles voltem de novo a cultuar os seus valores, a história e as tradições”. Para aqueles que queiram saber mais informações sobre o Prêmio Cultura Cigana, basta acessarem o endereço eletrônico disponibilizado pelo Governo Federal: www.cultura.gov.br/diversidade.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis