Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

De Francisco Fernandes, sobre o Prêmio ABL de Poesia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

Francisco Fernandes é o nome do leitor que nos enviou mensagem nos seguintes termos:

– “Mário Tourinho, permita-me apenas uma correção nesse seu pertinente artigo (Prêmio ABL de Poesia para Erasmo/Roberto Carlos): – a música e letra da poética expressão ´como dois e dois são cinco´ é de Caetano Veloso”.

No referido artigo disséramos que aquela canção (Como dois e dois) tinha como autores Erasmo e Roberto Carlos, porquanto ela ficara fixada em nossa memória, desde sua origem (1971), na voz de Roberto Carlos!… Logo depois Maria Bethânia também a gravou e Caetano Veloso só o fez em 2014. Daí o motivo de estarmos com aquela (falsa) ideia – agora corrigida por Francisco Fernandes – de que a canção “Como dois e dois” fosse da autoria de Erasmo/Roberto Carlos, quando seu autor é Caetano Veloso (repetimos: conforme a correção que nos fez Francisco Fernandes).

Valendo-nos desta referência à oportuna observação feita por Francisco Fernandes, veio-nos à tona uma outra “falsa ideia” que tínhamos em relação  a uma outra canção que, desde sua origem (também 1971), imagináramos ser autoria de Caetano Veloso em homenagem a Roberto Carlos, quando agora constatamos ser o contrário: – a autoria é de Erasmo/Roberto Carlos em homenagem a Caetano Veloso. Corresponde à canção “Debaixo dos caracóis de seus cabelos”, na qual, em um de seus trechos, está bem caracterizado ser mesmo uma homenagem a Caetano Veloso quando este, em exílio, encontrava-se em Londres: – “As luzes e o colorido/ Que você vê agora/ Nas ruas por onde anda/ Na casa onde mora/ Você olha tudo e nada/ Lhe faz ficar contente/ Você só deseja agora/ Voltar pra sua gente”.

Igualmente por canções como “Debaixo dos caracóis de seus cabelos”, que não deixa de ser também uma manifestação política àquela época, essa dupla Erasmo/Roberto Carlos adequa-se aos critérios da Academia Brasileira de Letras para terem seus nomes aprovados para receber o “Prêmio ABL de Poesia”, especialmente em um ano como este de 2021 em que ambos completam 80 anos de vida, em cuja maior parte dedicada a produzir canções que tanto propiciam boas emoções ao povo brasileiro!

Como no texto anterior já disséramos, Roberto Carlos completou 80 anos no recente 18 de abril, quando no Brasil inteiro houve muitas manifestações de carinhosos e agradecidos “parabéns pra você”! E os 80 anos de Erasmo Carlos completam-se em 5 de junho vindouro!

Nossa expectativa (torcida, mesmo) é que esta sugestão chegue à Academia Brasileira de Letras, pelo que até pedimos que entidades como a Academia Paraibana de Letras possam fazer tal encaminhamento. Já se pensou com que “força” esta sugestão de reconhecimento ao  conjunto da obra e consequente premiação a Erasmo/Roberto Carlos  chegaria à ABL?!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UFPB publica edital de concurso com 21 vagas para professor e salário de até R$ 11 mil

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Lucas afirma que “não cabem dois Ribeiros” na chapa de 2026

Anteriores

Empreender PB, assinatura de contratos

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira

sousaxbragantino

Falta de energia atinge parte do sertão da PB e atrasa Sousa x Bragantino

natixis (1)

Portugal busca brasileiros: multinacional abre 528 vagas sem limite de idade

harrisontargino

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Prisão, cadeado

Preso homem investigado por quatro assassinatos em Aroeira

PC Deccor Prisão investigado por golpe contra a PBPrev

Polícia prende investigado por golpe de mais de R$ 130 mil contra PBPrev

CMJP 2024

CMJP aprova calendário para apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025

Lucas Ribeiro, vice governador

Lucas afirma que “não cabem dois Ribeiros” na chapa de 2026

Gervásio Maia em encontro internacional em Havana

Gervásio participa de missão em Cuba representando a Câmara dos Deputados

Ayrton Senna

Fãs de Ayrton Senna se reúnem em Imola para homenagear piloto nos 30 anos de sua morte