Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Morre de Covid-19 cineasta paraibano Ely Marques

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Morreu, neste sábado (3), o cineasta paraibano Ely Marques, de 40 anos. Ele estava internado em João Pessoa tratando-se contra a Covid-19, desde o fim de março. Ely já havia relatado que a falta de ar causada pela asma era ‘fichinha’ diante da que é causada pela Covid-19.

Em seu perfil no  Twitter, Ely contou um pouco de sua luta contra o coronavírus:

Os diretórios do PSOL na Paraíba e em João Pessoa emitiram nota de pesar pela morte do cineasta e membro da Direção Estadual do PSOL e tesoureiro da Direção Municipal na Capital. “Ely, Presente! Hoje perdemos um grande companheiro lutador do povo, Ely Marques. Ely se aproximou do PSOL em 2013, já chegou ganhando nossos corações e ocupando importante espaço em nosso partido”, mencionou o PSOL, na nota.

 

Confira a nota na íntegra

Ely, Presente!

Hoje perdemos um grande companheiro lutador do povo, Ely Marques. Ely se aproximou do PSOL em 2013, já chegou ganhando nossos corações e ocupando importante espaço em nosso partido. Atualmente nosso companheiro era membro da Direção Estadual do PSOL e tesoureiro da Direção Municipal na capital. Nas eleições ele não saiu de casa, até documentos de abertura de conta bancária e atas foram levados para ele assinar em casa, e mesmo de casa, foi o principal responsável por nossa comunicação, nossos programas de rádio e tv, nossas decisões políticas.

A vontade de viver era percebida por todas/os, sua sensibilidade e respeito ao outro sempre foi uma marca do companheiro. Ely foi decisivo em várias questões políticas, sua sensibilidade e franqueza permitiu ele, em várias vezes, ser um dos/as primeiros/as a perceber questões decisivas para ajustar nossa política.

Sua militância no movimento cultural é reconhecida por todas/os. Sua luta sempre foi antissistêmica, era sua marca nos diferentes espaços de atuação.

Não tem nota ou palavra que conforte a família, as/os amigas/os ou companheiras/os de militância, a dor da partida é enorme, uma morte que poderia ser evitada, a vacina poderia ser uma realidade há meses, não fosse o negacionismo e a política genocida tão combatida pelo companheiro Ely em sua luta.

Deixamos nossa solidariedade em especial a sua companheira Cláudia (que também foi contaminada pelo COVID, desejamos a sua recuperação breve), aos/as familiares, amigas/os e companheiras/os de luta do querido Ely Marques.

Seguiremos sua luta, Ely. Somos gratos/as por toda sua generosidade e companheirismo.

Ely, Presente!

Parahyba, 03 de abril de 2021

Direção Estadual do PSOL/PB

Direção Municipal do PSOL Parahyba

 

Um pouco mais sobre Ely Marques

Cineasta do nordeste brasileiro, paraibano, editor e pós-produtor de dezenas de filmes, curtas e longa-metragens. Dirigiu seu primeiro curta, o documentário “Um Fazedor de Filmes”, em 2007, e sua primeira ficção em 2009, o curta-metragem “O Plano do Cachorro”, um dos últimos filmes rodados e exibidos em 16mm do Brasil. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Computação Comunicação e Artes da UFPB, formou-se no Bacharelado de Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande em 2004. Durante a graduação, foi bolsista do laboratório de multimídia na Universidade pelo período de 3 anos em projetos de pesquisa e trabalhos na área de audiovisual e Internet. Já graduado, atuou como sub-coordenador de laboratório do Pólo Multimídia da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolveu vários projetos na área audiovisual como a direção do programa “Conexão Ciência”, primeiro programa a ser produzido para a TV-UFPB, entre 2004 e 2005. Conciliando atividades profissionais e acadêmicas, participando de bancas de avaliação de monografia e projetos de pesquisa, manteve contínua presença no meio audiovisual paraibano, na produção de documentários, curta metragens de ficção, vídeos publicitários e longas metragens, tendo recebido reconhecimento através de premiação e participação em vários festivais e mostras. Em 2006, teve projeto para um documentário aprovado na Lei de Incentivo a Cultura do Estado da Paraíba. Este documentário, “Um Fazedor de Filmes” recebeu prêmios, como Cineport, Gramado, entre outros, em Mostras e Festivais, como a 34ª Jornada do Cinema Brasileiro na Bahia, entre outros no RJ, RS, GO. No final de 2007, conclui a pós-graduação em Estudos Cinematográficos da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, em Recife. Entre 2009 e 2011, fez parte da equipe do Pontão de Cultura Rede Nordestina de Audiovisual da ABD-Pb e MinC. Em 2015, participou como animador de criação e desenvolvimento do conteúdo audiovisual para o game “Angry Birds Rocket Science Show”, produzido pela Rovio empresa finlandesa do jogo em parceria com a America’s space agency NASA. E entre 2017 e 2018, foi aluno do Mestrado de Computação Comunicação e Artes da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. É sócio-fundador da Pigmento Cinematográfico e da Incinerado Filmes, atua como realizador, montador de filmes e pós-produtor, tendo atuado em mais de 30 filmes, documentários, ficções, curtas e longas-metragens.

 

 

 

Foto de capa: Paulo R. Varella

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado FOTO gilvan rocha agencia brasil

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fernando_sastre_filho-motorista porsche SP

Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça