Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Morre o conselheiro aposentado e ex-presidente do TCE, Juarez Farias

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (8) o conselheiro aposentado e ex-presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), Juarez Farias , em decorrência de complicações de um câncer diagnosticado em 2019. No próximo dia 23 ele completaria 88 anos. O TCE-PB decretou luto, no âmbito do Tribunal de Contas, por três dias.

O velório acontecerá a partir das 10h30, no Cemitério Parque das Acácias. Por conta das restrições sanitárias atuais o velório será limitado com a presença de 10 pessoas.

O presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Rodrigues Catão, em nome dos demais membros e servidores do órgão,  lamentou o falecimento de Juarez Farias.

Fernando Catao solidarizou-se com os familiares e amigos do Conselheiro Juarez Farias desejando que a força Divina propicie o conforto e resignação diante de tão lamentável perda. “A Paraíba perde um dos homens públicos mais conceituados da Paraíba, respeitado em todo o País”, disse o presidente do TCE.

Antônio Juarez Farias  era natural de Cabaceiras (PB), nascido em 23/03/1933, economista e advogado, acumulou larga experiência de gestão pública e privada, em âmbito estadual, regional e federal. Foi secretário de Planejamento da Paraíba (1966/1969), e exerceu funções de diretor do antigo Banco Nacional da Habitação, do Banco do Nordeste, da Sudene e da Eletrobrás.

Juarez Farias foi a primeira pessoa contratada pelo economista Celso Furtado para o projeto de criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Foi vice-governador da Paraíba, com exercício do Governo por diversas vezes – julho 1970 / março 1971 – integrou delegações brasileiras em congressos, reuniões e negociações junto a governos estrangeiros e organismos internacionais da Europa, Estados Unidos, Argentina, México, Panamá e Costa Rica.

Empossado em 30/07/1991 no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba foi eleito presidente da Corte para o biênio 1995/1996. Presidiu, depois, a 1ª Câmara, no período 1999/2000; e assumiu, em 2001/2002, a Corregedoria do TCE. Aposentou-se no cargo de conselheiro em 2003.

Ensinou as disciplinas ‘Teoria do Desenvolvimento’ e ‘Elaboração e Avaliação de Projetos’ na Faculdade de Economia da Universidade Católica de Pernambuco (1965/1967). E presidiu, por duas vezes, a Academia Paraibana de Letras, no período 2006/2010.

Escritor e historiador, em 2006 Juarez Farias foi eleito presidente da Academia Paraibana de Letras e, em 2008, foi reeleito para novo mandato de dois anos.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada