Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Anastácio afirma que Bolsonaro quer extinguir a Reforma Agrária

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) afirmou que a municipalização do Programa Nacional da Reforma Agrária, imposta através de portaria por Bolsonaro, e já em prática, é um atentado contra a Constituição Federal e leis que tratam do tema. “Com essa prática, Bolsonaro coloca a terra na mira do agronegócio, detentor de grande poder aquisitivo contra assentados desassistidos pelo Estado, contribuindo, assim, para as desigualdades no campo e o fim do Programa de Reforma Agrária”, alertou.

O parlamentar destacou que a portaria e seus efeitos são praticamente uma chantagem com os camponeses. “O Incra negocia a liberação de terras em troca de aceitarem a titulação definitiva. Isso fere o interesse coletivo e a função social da reforma agrária, já que assim a terra passa a ser um bem como qualquer outro e poderá ser repassada”, comentou.

Frei Anastácio relatou que os movimentos sociais, a exemplo do MST e CPT estão mobilizados através de reuniões online, mas sem poder realizar articulação presencial em consequência da pandemia. “É justamente por isso que Bolsonaro não quer vacina para o povo. Com a população imunizada seria diferente. Esse país estaria fervendo de mobilizações contra esse presidente genocida e destruidor que faz aglomerações, não segue as orientações das autoridades de saúde e empurra o povo para a morte”, comentou o parlamentar.

De toda forma, o deputado lembra que fará o que for possível, enquanto parlamentar, para lutar contra os efeitos deste ataque do Governo à Reforma Agrária.

Projeto de Decreto Legislativo

Frei Anastácio lembrou ainda que é coautor do Projeto de Decreto Legislativo 520/2020, apresentado pela bancada do PT na Câmara, para sustar os efeitos da Portaria n°1. “A portaria institui o Programa Titula Brasil, que representa uma afronta à Constituição Federal, além de contribuir para a legitimação ilegal e incentivo de grileiros, promoção à iniquidade acerca da distribuição de terras, com consequências danosas ao meio ambiente, e que ferem acordos e tratados assumidos internacionalmente pelo Brasil”, disse o deputado.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

TRE-PB

TJPB abre inscrições para vaga de membro efetivo do TRE na categoria de juiz de direito

PMATIRA (1)

PM é condenado a 11 anos e 5 meses por matar jovem em pizzaria de JP

PF Operação Mandare

PF faz buscas nas secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Emlur

Elba Ramalho em Santa Rita

São João de Santa Rita terá shows de Elba Ramalho, Gusttavo Lima e Bell Marque; Confira

PF em operação contra fraudes

Operação da PF cumpre mandados de prisão contra agentes públicos e traficantes

ub (1)

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

vacinacao-contra-a-gripe-para-idosos

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população

fc7f10f1-5184-41b0-8fae-ca436c6623cc

Camilo Santana lança na Paraíba nesta sexta o programa Pé-de-Meia

joaovivacentro

Governador participa de abertura da Feira de Negócios “Viva o Centro”

PMATIRA (1)

PM vai a Júri por homicídio e tentativa homicídio em pizzaria de João Pessoa