Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Profissionais de saúde alertam para perigo de aglomerações em bares e restaurantes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

Profissionais de saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) ressaltam a importância de evitar aglomerações em bares e restaurantes. Segundo estudo publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), comer fora pode ser mais arriscado que viajar de transporte público ou ir à barbearia. E justamente para combater aglomerações e conter a propagação do Coronavírus, a Prefeitura está realizando a Operação Previna-se, em parceria com o Governo do Estado.

A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alline Grisi, ressaltou a importância da decisão do fechamento de bares e restaurantes às 23h. “Infelizmente, os casos de Covid-19 estão aumentando na nossa Capital. Para gente ter uma ideia, se uma pessoa estiver infectada num ambiente como um bar, por exemplo, ela pode infectar outras quatro pessoas, no mínimo. Quatro pessoas num bar infectam 16. E assim por diante. Então, é preciso mais cautela e conscientização da população, principalmente os mais jovens”, afirmou.

O médico infectologista Fernando Chagas, que preside o Comitê Intersetorial de Combate à Covid-19 de João Pessoa e é diretor do Hospital Clementino Fraga, falou sobre as novas variantes do Coronavírus já em circulação no Estado. “Estamos num momento muito delicado, pois já temos a confirmação de novas variantes da Covid-19 circulando na Paraíba. Ela é muito mais transmissível e os casos são mais graves. Além disso, os leitos de UTI estão sendo ocupados muito rapidamente. A população precisa voltar a tomar todos os cuidados necessários, porque podemos entrar numa situação bem difícil daqui a um mês. As pessoas simplesmente perderam o medo e precisam pensar duas vezes antes de sair de casa”, observou.

‘Previna-se’ – A operação ‘Previna-se’ está sendo realizada desde a última sexta-feira (12) e segue até esta terça-feira (16) com atuação rigorosa dos fiscais, verificando se os bares, restaurantes e lanchonetes estão cumprindo todas as normas sanitárias de prevenção contra a pandemia da Covid-19. A ação envolve os técnicos da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Guarda Civil Municipal), Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Meio Ambiente (Semam), além da Polícia Militar.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Anteriores

Tio Paulo

Caso ‘tio Paulo’: Justiça manda soltar mulher que levou cadáver a banco

Antônio Carlos pede desculpas após ameaçar policiais

Jovem grava vídeo nas redes sociais ameaçando policiais, é preso e pede desculpas

Motoboys protesto

Motoboy acusa dono de academia de agressão e entregadores protestam

Calendário, Maio, feriado

Maio tem feriado que pode ser prolongado; depois, só em junho e novembro

upgarden

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Mirante do Cabo Branco novo

Novo Mirante do Cabo Branco atrai pessoenses e turistas no Dia do Trabalhador

Empreender PB, assinatura de contratos

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta

sousaxbragantino

Falta de energia atinge parte do sertão da PB e atrasa Sousa x Bragantino

natixis (1)

Portugal busca brasileiros: multinacional abre 528 vagas sem limite de idade

harrisontargino

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros