Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPB convoca servidores técnico-administrativos para volta presencial até 28 de fevereiro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) definiu as regras para retorno gradual dos servidores técnico-administrativos às atividades presenciais. A Portaria nº 060, vigente a partir desta terça-feira (9), estabelece as modalidades de trabalho presencial, híbrida e remota. As unidades deverão organizar suas rotinas e espaços físicos para que as atividades técnico-administrativas estejam em pleno funcionamento até o próximo dia 28 de fevereiro.

A retomada das atividades presenciais nos campi da Universidade, planejada pela Comissão de Biossegurança da UFPB, leva em conta as orientações publicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos ministérios da Saúde e da Educação, quanto à pandemia de covid-19.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, afirmou que o retorno ao trabalho presencial será gradual e seguro, lembrando que a UFPB oferece, na Sala de Testagem da Covid-19 instalada no Centro de Ciências Médicas (CCM), serviço de testagem de RT-PCR para a comunidade acadêmica em trabalho presencial que apresentar sintomatologia da covid-19. “Temos também o cuidado de não incluir pessoas que façam parte de grupos de risco, já adquirimos máscaras, álcool em gel, tudo para garantir a proteção das pessoas e, em cada setor, o chefe vai ser responsável por ordenar o espaço de tal modo que se garanta o distanciamento social necessário, inclusive intercalar horários”, explicou o Reitor.

Os servidores que não apresentarem impedimentos ao trabalho – explicitadas por meio de uma das autodeclarações presentes na referida portaria – deverão retornar ao modo presencial, respeitando o número máximo de pessoas permitido por unidade e desde que não apresentem estado febril (mediante verificação de temperatura). O uso de máscara ou proteção facial será obrigatório.

Caso o setor não comporte a presença desses servidores sem impedimentos, eles entrarão na modalidade de trabalho híbrida por meio de revezamento entre a equipe, com a exigência de realização de atividades de forma presencial para o mínimo de 50% da respectiva jornada de trabalho diária.

Já a modalidade remota será reservada para os técnicos administrativos que apresentem condições ou fatores de risco ao trabalho presencial e outras condições previstas na Portaria da UFPB. Esses servidores realizarão suas atividades de forma remota enquanto durar o estado de emergência em saúde pública de importância internacional, de que trata a Portaria nº 2.789/2020, do Ministério da Saúde.

A Portaria nº 060 foi publicada nesta terça-feira no Boletim de Serviço da UFPB. Conforme o reitor, o retorno presencial é importante tanto para a comunidade universitária – docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados – como para a sociedade. No dia 3 de março terá início o período letivo 2020.2.

“Precisamos uma vez mais de todos os membros da comunidade universitária, que tenham possibilidade, que estejam presentes para alavancarmos mais uma vez a Universidade Federal da Paraíba. O que nós queremos é que a UFPB de fato siga crescendo, siga funcionando, mas respeitando a saúde e a vida das pessoas. O que não podemos neste momento é seguirmos paralisados”, disse o Prof. Valdiney Gouveia.

A Comissão de Biossegurança Institucional da UFPB (CBI – UFPB) elaborou o Plano UFPB para retorno gradual das atividades presenciais, orientando os trabalhos para planejamento, preparo dos ambientes e adaptação dos processos de forma a atender as necessidades de biossegurança relativas à pandemia SARS-CoV-2 (COVID-19).

 

Agência UFPB

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay__

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para todas as regiões

arthur lira presidente camara FOTO lula marques agencia brasil

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no STF

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer filho refém em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande