Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Após polêmica, prefeitura do Conde explica retirada de “Árvore dos Bons Ventos’

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A retirada do monumento “Árvore dos Bons Ventos”, implantado no Conde durante a gestão da ex-prefeita Márcia Lucena (PSB), gerou intensa repercussão e muita especulação a respeito da motivação. A obra do artista plástico Wilson Figueiredo ficava no entrocamento das Rodovias BR 101 com a Rodovia dos Tabajaras (PB 018) e foi removida na manhã da sexta-feira (22) por equipes da gestão de Karla Pimentel (PROS) sem que fosse dada uma explicação a respeito da providência.

Nesta terça-feira, 26, o secretário de Planejamento do Conde, Márcio Simões, informou que a remoção do monumento se deu para que ele pudesse passar por um processo de restauração porque apresenta deterioração e pichações e os reparos não poderiam ser feito no local. Segundo ele, a obra se encontra no pátio da Seinfra.

Polêmica – Uma das teses que foi comentada pela população é de que teria havido motivação religiosa para a remoção do monumento. A exemplo do que aconteceu durante a gestão do ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, circularam boatos de que a “Árvore dos Bons Ventos” teria relação com forças do mal ou seita satânica e que geraria “atraso” ao município. Na verdade, o monumento inaugurado por ocasião dos 55 anos de emancipação política do Conde era uma referência aos tradicionais eucaliptos da entrada do município.

A escultura foi toda executada em chapas de ferro com 8mm de espessura e 4,00 metros de altura, tem o formato de uma árvore com os galhos em movimento por ocasião dos ventos que sopram na região e representava o marco inicial do município, um ponto de referência, facilitando a chegada na cidade.

Quando a obra foi entregue em 2018, o artista Wilson Figueiredo destacou que “a árvore dos bons ventos se mostra imponente e ao mesmo tempo leve, à medida que mostra a leveza do movimento dos galhos da árvore com a força dos ventos. Os eucaliptos são a marca registrada da entrada de Conde e a Árvore dos Bons Ventos agora faz parte de todo esse conjunto que acolhe quem visita a cidade”. A explicação de Wilson vai totalmente contra ao que alguns grupos tentam trazer de que a árvore tem simbologia com possíveis seitas e que tem atrasado o crescimento e desenvolvimento do município.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Anteriores

Marconi Perillo

Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

Cícero Lucena hoje 2

Cícero autoriza obras para reconstrução de praça no Castelo Branco e projeta bairro 100% pavimentado

Tio Paulo

Caso ‘tio Paulo’: Justiça manda soltar mulher que levou cadáver a banco

Antônio Carlos pede desculpas após ameaçar policiais

Jovem grava vídeo nas redes sociais ameaçando policiais, é preso e pede desculpas

Motoboys protesto

Motoboy acusa dono de academia de agressão e entregadores protestam

Calendário, Maio, feriado

Maio tem feriado que pode ser prolongado; depois, só em junho e novembro

upgarden

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Mirante do Cabo Branco novo

Novo Mirante do Cabo Branco atrai pessoenses e turistas no Dia do Trabalhador

Empreender PB, assinatura de contratos

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta

sousaxbragantino

Falta de energia atinge parte do sertão da PB e atrasa Sousa x Bragantino