Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Software criado em Campina Grande é usado contra criminalidade no mundo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um software criado em Campina Grande está ajudando a combater a criminalidade no mundo. A plataforma Light Base já é utilizada pelas polícias de pelo menos 10 países, como as dos Estados Unidos, da China, da Austrália, da Espanha, da Itália, de Portugal, da Inglaterra e de Angola, além de em vários estados brasileiros.

Segundo Alexandre Moura, diretor da Light Infocon, empresa campinense com 27 anos de experiência no mercado de desenvolvimento de tecnologia, o software lida com gerência de informações, ou seja, funciona como um completo banco de dados para ser utilizado pelas equipes que trabalham nos setores de inteligência policial. “Sons, textos e imagens podem ser inseridos no programa, de forma que, na hora da investigação, todo o conjunto de dados pode ser cruzado e gerar relatórios com subsídios que levem os agentes policiais a solucionar vários tipos de crimes”, explica Alexandre.

O levantamento de informações é o principal ponto do processo de investigação criminal. Serve como ponto de partida para estabelecer hipóteses acerca de um criminoso, com base em todos os dados que são coletados sobre a cena do crime, informações de vitimologia e os conhecimentos que se tem dos agentes de crimes semelhantes. Nesse sentido, no software desenvolvido pela plataforma Light Base, tudo o que se colhe de dados sobre um crime, seja ele de qual espécie for, é inserido no sistema e o cruzamento das informações permite que a polícia possa avançar na investigação do caso.

Conforme destaca Alexandre Moura, com esse sistema, as polícias do mundo todo têm como trocar informações com brevidade e eficiência. É o software campinense, inclusive, que auxilia a Organização Internacional de Polícia Criminal, conhecida como Interpol, nos mais complexos casos investigados internacionalmente, em 180 países. Entre as centenas de crimes resolvidos pela organização criminal, recentemente, o sistema da Light Base ajudou na solução de um caso de tráfico de entorpecentes e foi citado pela revista norte-americana Newsweek como um dos diferenciais para o êxito da operação.

Cibercrimes – Além disso, a tecnologia campinense de segurança ajuda a combater os chamados “crimes da modernidade”, os cibercrimes. Na maior parte dos casos, os crackers (pessoas que cometem crimes pela internet) utilizam um programa espião para invadir os computadores e contas bancárias das vítimas e captar informações e documentos ou fazem a clonagem de cartões. Só que os cibercrimes deixam rastros, que são identificados, justamente, pelo software desenvolvido pela Light Base.

O software faz o gerenciamento de dados e informações, que permitem aos órgãos de segurança pública do Brasil e do exterior rastrear e identificar a ação de criminosos na rede mundial de computadores, a internet. Utilizando o software, com um nome ou um número, é possível obter várias informações correlacionadas, que ficam armazenadas em bancos de dados multidimensionais.

Os danos causados pelos cibercriminosos são estimados em US$ 100 bilhões por ano, conforme dados da Organização de Segurança e Cooperação da Europa (OSCE). Diante desse dado, se percebe o quanto a tecnologia de segurança desenvolvida em Campina Grande é importante e se faz necessária para reduzir tal criminalidade.

A cidade também desenvolve, na área de tecnologia de segurança, as pulseiras para controle de presos em regime semiaberto. Elas permitem que a polícia tenha conhecimento do ir e vir dos apenados, sabendo seus passos e podendo até limitar os seus espaços, como, por exemplo, não permitir que eles entrem em um bar ou saiam da comarca a qual pertencem, restringindo as possibilidades do apenado em gozo da semiliberdade voltar a cometer um crime. Por enquanto, esse produto desenvolvido em Campina Grande é utilizado apenas no Brasil.

Ainda no aspecto da segurança, as empresas tecnológicas da cidade trabalham com o desenvolvimento de sistemas de monitoramento de ruas, metrôs e trens e fornecem programas para diversos estados da Federação. Trata-se não só de instalar câmeras de segurança e coletar imagens de um determinado local ou espaço, mas, uma vez de posse das imagens, aplicar uma logística de armazenamento que permita o acesso às gravações para evitar a ocorrência de um crime ou, quando houver, para que ele seja desvendado com exatidão.

“Campina Grande transcende o fato de ser um polo tecnológico. Ela é um polo tecnológico educacional.” A afirmação do empresário Alexandre Moura tenta explicar as razões de a cidade se destacar internacionalmente em desenvolvimento de tecnologia. Segundo Alexandre, nenhuma outra cidade do país possui uma concentração tão grande de universidades e instituições com atuação na área tecnológica, o que dá um suporte extraordinário para o crescimento da cidade no setor.

Correio Braziliense

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado FOTO gilvan rocha agencia brasil

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fernando_sastre_filho-motorista porsche SP

Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação