Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Redes sociais: 77% dos pequenos negócios da PB usam a internet para vendas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na Paraíba, 77% dos donos de pequenos negócios afirmaram que usam as redes sociais, a exemplo de aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram, para realizar vendas. Em comparação às demais unidades da federação do país, o estado ficou em terceiro lugar entre os que mais utilizam estas ferramentas para vender produtos e serviços. Além disso, 76% dos empreendedores do estado pretendem fazer algum tipo de investimento em 2021. Os dados foram extraídos da pesquisa “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, feita pelo Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que está em sua 9ª edição.

O estudo revelou, também, que as redes sociais mais usadas para vendas entre os empreendedores da Paraíba são WhatsApp (86%), Instagram (59%), Facebook (36%) e site próprio (14%). Além disso, conforme apontou a pesquisa, as ferramentas digitais mais utilizadas pelos donos de pequenos negócios são WhatsApp for Business (52%), Google Meu Negócio (36%), Programa (software ou aplicativo) de gestão (33%) e propagandas pagas no Google, Facebook ou Instagram (31%).

Outro ponto avaliado pelo levantamento foi em relação à intenção dos empreendedores no tocante aos investimentos para 2021. Para 19% dos ouvidos pela pesquisa, o investimento será feito na divulgação do negócio, enquanto 14% afirmaram que pretendem ampliar o mix de produtos e serviços neste ano. Por sua vez, modernizar o negócio (13%) e ampliar a capacidade produtiva ou de atendimento (13%) são, também, as pretensões de investimento para os empreendedores paraibanos. No entanto, 20% dos respondentes afirmaram não ter condições de fazer algum tipo de investimento em 2021, enquanto 3% disseram preferir guardar recursos para uma emergência.

De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, a digitalização das atividades foi intensa em 2020, devido à pandemia do coronavírus. Desta forma, atividades tais como comércio, serviços, educação e lazer passaram a depender de algum tipo de tecnologia para seguirem funcionando.

“Nos pequenos negócios, várias inovações foram impulsionadas pela pandemia, principalmente aquelas envolvendo melhorias das condições do isolamento social, a exemplo de deliveries, home office, reformas residenciais, etc. Na Paraíba, não foi diferente. Muitos negócios migraram para o mercado online, consolidando de vez o e-commerce e colocando em prática os conceitos ligados à experiência do cliente, muito valorizada na atualidade. Ficou evidente que, para se manter no mercado, mesmo distante fisicamente, as empresas precisam proporcionar ao cliente a melhor experiência possível, e isso implica na maior interação entre o físico e o digital”, avaliou.

Brasil – No país, o levantamento confirmou um comportamento dos empresários no sentido de implementar inovações em seus negócios como forma de driblar os obstáculos impostos pela pandemia. A pesquisa apontou um aumento (de 67% para 70%) na proporção de empresas que vendem utilizando internet (apps, Instagram, WhatsApp, etc). De acordo com os entrevistados, o WhatsApp é a plataforma mais utilizada (84%), seguida pelo Instagram (54%) e Facebook (51%).

Além disso, o estudo mostrou que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas em 2020, a maioria dos empresários (63%) continua otimista e pretende realizar investimentos neste ano. Os aspectos prioritários onde os empreendedores pretendem aplicar seus recursos são: divulgação (13%), modernização de produtos e processos (13%), ampliação do atendimento ou capacidade produtiva (9%), além de ampliação do mix de produtos/serviços (9%), entre outros.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos