Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CPT da Arquidiocese da Paraíba doa 18 toneladas de alimentos a famílias carentes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“Em tempos de pandemia o gesto mais bonito é a solidariedade”. Na semana que antecede o Natal e Ano Novo, a CPT – Comissão Pastoral da Terra da Arquidiocese da Paraíba doou a famílias carentes aproximadamente 18 toneladas de alimentos, frutos da terra dos camponeses, no trabalho da agricultora familiar em agroecologia.

A ação foi uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra Regional Nordeste 2 em parceria com as entidades estrangeiras MISEREOR e JKLB motivados pela campanha “Repartir a terra, partilhar o pão” preocupados com as consequências da pandemia da COVID 19, em que os pobres são os mais afetados pelo desemprego, a falta de políticas públicas e desqualificação, passam muita necessidades principalmente a falta de alimentos.

Os camponeses e camponesas organizados (as) em OCS’s _ Organizações de Controle Social: ECOSUL, ECOCAP, ACOVARZEA, ASSOCIAÇÃO DOS ORGANICOS, GRUPOS DE MULHERES entre outros, repassaram por preços justos parte de sua produção para serem doadas aproximadamente a mais de 1.300 famílias. Os produtos doados foram batata doce, macaxeira, milho verde, bolo, farinha de mandioca, inhame, feijão verde, doces, goma de mandioca, mel de abelha, coentro, alface, couve, tomate, cebola, cenoura, beterraba, banana, manga, maracujá, jaca, acerola, jerimum, polpas de frutas, ovos de galinha de capoeira, mamão, limão, laranja, jambo, multimistura, coco seco e entre outros.

Os alimentos foram doados na Associação Frei Gregório em Cabedelo – PB, Pastoral da Criança de Curral de Cima – PB e Jacaraú – PB, Escola São Tiago no Bairro dos Novais, Comunidade Renascer e Saturnino de Brito em João Pessoa – PB, Comunidade Francisco Cunha em Cruz do Espirito Santo – PB, Associação Comunitária Nova Vida e Comunidade Barra de Antas em Sapé – PB, Associação ACVIDA de Mata Redonda em Alhandra, Bairro Brejinho em Itabaiana – PB, e Associação de Mulheres Feministas de Juarez Távora – PB.

“Só sendo coisa de Deus. Nós não tínhamos o que comer para estes dias do Natal. Muito obrigado, gente” agradeceu Dona Maria, da Comunidade Saturnino de Brito. O ano de 2020 foi cheio de desafios especialmente no que diz respeito ao enfrentamento ao Covid 19, mesmo assim a Comissão Pastoral da Terra esteve motivando diversas ações solidárias, entre os camponeses. “Assim nossa missão pastoral tem um sentido importante, o serviço, como ensinou Jesus, seguimos a missão de Cristo para os mais pobres. É o sentido do Natal, o menino luz que nasceu no meio dos pobres e dos excluídos da sociedade. Levar um pouco de comida aos excluídos da sociedade de hoje, é servir ao próprio Cristo que fez pobre e habitou entre os pobres”, afirmou João Muniz, agente pastoral.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

atendimento trabalho FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 350 vagas de emprego em 10 municípios

rio grande do sul enchente 2024 FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Número de mortes causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul sobe para 169

Imposto deRenda, Imagem Joédson Alves-Agência Brasil

Prazo para declarar o Imposto de Renda termina na sexta-feira

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem 25 apostas ganhadoras na Mega-Sena

Brasília (DF) 11/04/2023 Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

STF prorroga cotas raciais em concursos até Congresso votar nova lei

rabaul_papua nova guine FOTO Pixabay

Agência da ONU estima 670 mortes após deslizamento de terra em Papua-Nova Guiné

rio agua FOTO Pixabay

Homem tenta salvar bezerro em açude na Paraíba e morre afogado

Brasília, DF, Brasil: Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Concurso da Caixa tem aplicação de provas neste domingo na Paraíba e em outros estados

sergioequeoriga

“Quero Quero” e o discurso contraditório do “agora é oficial”

gleisi1

PT deve anunciar na segunda que postura adotará nas eleições deste ano