Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Movimento de Mulheres cobra retratação do Governo por fuga de estuprador de Queimadas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

O Movimento de Mulheres e Feministas da Paraíba deflagrou a campanha anual dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que começa hoje (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até o 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, cobrando do Governo do Estado da Paraíba a punição dos responsáveis pela fuga e a captura do mentor do estupro coletivo de Queimadas (PB), Eduardo dos Santos Pereira, que fugiu no último dia 17 de novembro, pelo portão lateral do presídio de segurança máxima (PB1), em João Pessoa (PB).

Em reunião com a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, e representantes da Secretaria de Segurança Pública e da Administração Penitenciária, nesta terça-feira (24/11), uma comissão do Movimento de Mulheres e Feministas cobrou audiência com o Governador do Estado, João Azevedo, e medidas para que o fugitivo seja reconduzido à prisão, punição dos agentes públicos que possivelmente tenham facilitado a fuga e proteção para as vítimas e seus familiares. As representantes do Movimento entendem que a política de Segurança Pública é uma política de Estado, que precisa dar respostas à sociedade e aos movimentos organizados, não podendo um criminoso emblemático como esse, que planejou o estupro coletivo de Queimadas, voltar à liberdade e ficar na impunidade.

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres está sendo marcado pelo Movimento de Mulheres com campanha e ocupação das redes sociais; pela feitura de uma nota, que terá assinaturas de vários segmentos de Mulheres do Estado; a exigência de que o Governo do Estado se retrate sobre a fuga do estuprador do presídio de segurança máxima e pela eliminação da violência contra as Mulheres.

O Caso do Estupro Coletivo em Queimadas: Na madrugada de 12 de fevereiro de 2012, no município de Queimadas, agreste paraibano, a 130 quilômetros da capital João Pessoa, dez homens estupraram cinco mulheres durante a festa de aniversário de Luciano dos Santos Pereira. Duas das vítimas, a professora Isabela Pajuçara Frazão Monteiro, de 27 anos, e a recepcionista Michelle Domingues da Silva, de 29 anos, foram assassinadas por terem reconhecido os agressores.
O crime foi arquitetado pelo irmão do aniversariante, Eduardo dos Santos Pereira, junto com o mesmo, na manhã de 11 de fevereiro. Eduardo queria realizar o desejo do irmão de ser “presenteado com mulheres”. Para isso, os dois organizadores tramaram a simulação de um assalto durante a festa, o que justificaria o estupro coletivo. Para amarrar as mulheres e forçá-las a terem relações sexuais, Eduardo comprou cordas e lacres de plástico, do tipo “enforca-gato”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

arthur lira presidente camara FOTO lula marques agencia brasil

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no STF

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer criança refém e manter mulher em cárcere privado em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo