Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Saúde de João Pessoa realiza 520 testes rápidos e detecta 11 infectados pelo coronavírus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância Epidemiológica, realizou, neste sábado (21), o terceiro ciclo do Inquérito Epidemiológico para detecção da Covid-19. Dessa vez, foram visitados 520 domicílios, nos 64 bairros da Capital, e realizados 520 testes rápidos. A partir do monitoramento deste sábado, foram identificadas 11 pessoas sintomáticas, que já foram encaminhadas para a realização de exame do tipo RT/PCR (SWAB), que é realizado com o cotonete.

No total, foram realizados 59 testes desse tipo, tanto dos sintomáticos das residências domiciliares, quanto das pessoas que buscam os serviços da vigilância epidemiológica, pelos números 3214-7938 ou 3218-7181.

Durante a visita, a equipe realiza um questionário epidemiológico com o residente para obter informações sobre sua suscetibilidade, riscos de contaminação em ambiente profissional, contato prévio com indivíduos contaminados pelo coronavírus, entre outras informações técnicas e sociais.

Caso o residente esteja sintomático e, em tempo de coleta do exame SWAB, a equipe de apoio é imediatamente acionada. Caso, no momento, já tenha passado por sintomas, e esteja assintomático, é realizado teste sorológico.

Além do trabalho técnico e de pesquisa, durante a visita domiciliar os profissionais também orientam sobre os cuidados, forma de prevenção e que os sintomáticos de qualquer síndrome viral procurem um serviço de saúde de referência, para que seja garantida a assistência e evitar o agravamento da doença.

Com base nos dados levantados nas visitas domiciliares, o Inquérito Epidemiológico será capaz de apontar a circulação viral e a soroprevalência de casos de covid-19 na Capital. “Nesta etapa, o objetivo é fazer a busca ativa de casos sintomáticos, para que possamos avaliar a circulação viral do momento atual. Desta forma, podemos também avaliar a transmissibilidade e a densidade dessa circulação viral do novo coronavírus, o que possibilitará tempo oportuno de intervir nessa transmissão”, explica Daniel Batista de Araújo, sanitarista e gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS.

Ao todo, 45 equipes de profissionais de saúde, devidamente identificados, fazem o trabalho de captação e coleta de dados. O Inquérito teve início no dia 24 de outubro e acontece quinzenalmente aos sábados, seguindo até o próximo dia 5 de dezembro, com a realização do quarto e último ciclo de coletas.

Em casos de dúvidas, ou para mais informações, a população pode também ligar para os números (83) 3214-7938 e 3218-7181.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada