Tóquio registra mais de 100 casos de covid-19 pelo sexto dia seguido

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governo metropolitano de Tóquio informou hoje (18) que 132 novas infecções pelo novo coronavírus foram identificadas neste domingo (18). Este é o sexto dia consecutivo em que o número diário fica acima de 100.

Ao todo, foram registrados até agora na capital japonesa 28.971 casos da doença.

Novo sistema

Uma universidade e uma empresa do Japão informaram que desenvolveram um sistema para detectar o novo coronavírus por meio do ar expelido pela respiração.

A Universidade de Tohoku e a fabricante de equipamentos de precisão Shimadzu finalizaram um protótipo de sistema de exame com três componentes. O primeiro absorve o ar expirado por cerca de cinco minutos. O segundo neutraliza qualquer novo coronavírus encontrado no ar respirado e captura proteínas contidas no vírus. O terceiro componente analisa as proteínas.

Os desenvolvedores afirmam que o sistema pode revelar resultados em cerca de uma hora. Eles também informaram que a produção em massa do equipamento de grande porte é desafiadora.

Um ensaio clínico, envolvendo cerca de 10 pessoas infectadas, foi realizado. Os desenvolvedores afirmam que novos ensaios serão feitos e que eles prosseguirão como parte dos esforços para diminuir as dimensões do sistema e colocá-lo em uso prático.

O professor Akaike Takaaki, da Escola de Medicina da Universidade de Tohoku, disse que não há artigos científicos mencionando tentativas de detectar o vírus por meio da respiração, e que a tecnologia do grupo provavelmente será a primeira do mundo.

O presidente da Shimadzu, Ueda Teruhisa, afirmou que o sistema não apenas pode detectar se uma pessoa está infectada, mas também indicar a possibilidade de desenvolvimento de sintomas graves.

 

 

 

 

Por Agência Brasil, com NHK

Foto: Pixabay/Arquivo

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa