Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PSOL consegue realizar convenção presencial neste sábado em Alhandra

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, José Ricardo Porto, atendeu ao mandado de segurança com pedido de liminar impetrado pelo diretório do PSOL de Alhandra para que o partido possa realizar sua convenção presencial na tarde deste sábado. O pedido para impedir o evento com a presença dos filiados se deu pelo Ministério Público e havia sido concedido pelo juiz da 73ª Zona Eleitoral como forma de evitar aglomeração e diminuir os riscos de contágio do novo coronavírus no município que se encontra em bandeira amarela na classificação sanitária.

Em Alhandra, o PSOL vai homologar a candidatura da advogada Gilvânia Dias à prefeitura. Ela é presidente municipal da sigla.

A permissão dada ao PSOL de Alhandra foi a primeira do gênero depois que o Ministério Público Eleitoral representou e o juiz 73ª Zona Eleitoral deferiu tutela de urgência determinando que as convenções partidárias nos municípios de Caaporã, Alhandra e Pitimbu fossem realizadas no formato exclusivamente virtual, obedecendo aos parâmetros da Resolução TSE no 23.609/2020. As representações foram ajuizadas pela promotora da 73ª Zona Eleitoral, Miriam Pereira Vasconcelos.

No pedido encaminhado ao TRE da Paraíba, o advogado Alexandre Soares afirmou que a decisão anterior havia sido “abusiva e ilegal” porque antes de proferi-la, o juiz zonal realizou reunião virtual com todos os partidos representados, mas não comunicou o encontro ao PSOL, que tem apenas 20 filiados no Município, sendo que a maioria mora na zona rural: “São pessoas simples, do povo, agricultores em sua maioria, que sequer possuem acesso à internet ou recursos tecnológicos para participar de uma convenção. A obrigatoriedade de realização do evento na forma virtual afronta a razoabilidade e implicará na exclusão da agremiação do processo eleitoral. A decisão afronta o princípio da isonomia, pois estão ocorrendo aglomerações sistemáticas em atos de pré-campanha em Alhandra que passam ao largo do controle judicial”. O advogado acrescentou que apenas soube do teor da sentença através da imprensa.

Na decisão de José Ricardo Porto, ele cita que apesar da crise sanitária decorrente da COVID-19, não houve imposição legal de os partidos realizarem convenções virtuais, mas sim uma possibilidade, a ser acolhida – ou não – por cada sigla dentro de sua esfera de autonomia, desde que resguardadas as medidas sanitárias de controle da pandemia.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino