Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Celso Amorim participa nesta quinta de live organizada pela UEPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O embaixador Celso Amorim, ex-ministro de Relações Exteriores do governo Luiz Inácio Lula da Silva e ex-ministro da Defesa do governo de Dilma Rousseff, participa nesta quinta-feira (6) de uma palestra a convite da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em uma live organizada pelo professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira, do curso de Relações Internacionais da universidade.

A palestra acontece às 18h, pelo Facebook ( https://www.facebook.com/Livroamorim/ ) e tem como tema “Política Externa Brasileira e Democracia: desafios e perspectivas”.

A live faz parte da programação do lançamento do livro, publicado pela Editora União, em parceria com a Editora da UEPB, organizado pelo professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira. O livro reúne 20 anos de escritos de Celso Amorim (de 1991 a 2011).

“Foi um processo de seleção árduo, que realizei junto com o professor Daniel Afonso da Silva, destacando os artigos do embaixador mais analíticos e que tratam dos grandes temas da Política Internacional e da Política Externa Brasileira. A partir de 2011 pude estabelecer uma parceria profícua com o embaixador que, dentre outras questões, resultou nessa obra que ora apresentamos”, disse ao ParlamentoPB o professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira.

“Boa parte dos textos (da década de 90) estão em livros publicados, mas já esgotados, de difícil acesso. Devido à magnitude desse que chamo um dos homens mais ilustres de nossa República, realizei todos os esforços possíveis para que tivéssemos um prefácio de envergadura. Nada melhor que o próprio ex-presidente Lula, que aceitou o convite com entusiasmo. Sem dúvidas, a empatia, amizade e interlocução entre os dois, teve muito a contar para que a Política Externa Brasileira da época fosse considerada em mais alto nível pelos think thanks internacionais e pelos presidentes das maiores potencias do globo”, destacou.

O professor lembra que esta é a terceira vez que Celso Amorim estará com a Paraíba a convite da UEPB. “A primeira, em João Pessoa, em 2011, convidei-o para dar uma palestra à comunidade de Relações Internacionais da Paraíba e demais interessados. Curiosamente, no dia 04 de agosto, quando ele aportou em solo paraibano, e quando estávamos jantando num restaurante na orla de Cabo Branco, a presidente Dilma ligou para ele. A Paraíba fazia história. Neste dia, a presidente convidava Celso Amorim a se tornar Ministro da Defesa. Os bons augúrios da Paraíba se fizeram sentir no Embaixador”, destacou.

Segundo ele, Celso Amorim respondeu à presidente que estava às margens do mar de Cabo Branco e que gostaria de manter seus compromissos com a UEPB. “Assim foi. Por mais que a capital federal já o esperasse, para os protocolos de praxe e para as reuniões com os chefes das Armas, Amorim manteve sua agenda conosco, num gesto de enorme consideração”, lembrou.

“A segunda vez em que esteve conosco ele foi à querida Rainha da Borborema, em 2015. No auditório da Federação das Indústrias da Paraíba, ele recebeu da UEPB nossa mais alta honraria: o título de Honoris Causa, que tive a honra de redigir e apresentar, junto com o professor Daniel Afonso (à época docente da casa) e o professor Filipe Reis Melo (hoje coordenador adjunto do curso de Relações Internacionais da UEPB)”, completou o professor.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux