Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CMJP emite nota de pesar em homenagem a Pinto do Acordeon

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) decreta luto oficial por três dias e externa seu mais profundo pesar pela morte do cantor e compositor paraibano Pinto do Acordeon. Ele faleceu aos 72 anos, na madrugada desta terça-feira (21), em São Paulo, devido a complicações causadas por um câncer e diabetes. Os vereadores e vereadoras da Capital se irmanam ao sentimento da cultura paraibana enlutada pela partida do artista, que tanto representou as raízes nordestinas na sua arte.

Os parlamentares da Casa Napoleão Laureano também prestam solidariedade aos familiares, amigos e admiradores de Pinto do Acordeon, rogando a Deus que possa confortar seus corações neste momento de dor.

Além de cantor e compositor, Francisco Ferreira de Lima, conhecido como Pinto do Acordeon, foi vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 e 1996. Natural de Conceição, foi na música que o paraibano teve reconhecimento nacional trabalhando ao lado de Luiz Gonzaga e compondo canções para Elba Ramalho, Genival Lacerda, Dominguinhos, Fagner, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino.

Em 2008, foi para o Festival de Montreux, Suíça, no qual se apresentou junto com outros artistas brasileiros, entre os quais Gilberto Gil, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Chico César, Flávio José, Aleijadinho de Pombal, e Trio Tamanduá.

Em 2019, as Obras de Pinto do Acordeon se tornam Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. No mesmo ano, ele recebeu o título de ‘Mestre das Artes Canhoto da Paraíba’ e teve seu nome registrado no ‘Livro Mestres das Artes’, honraria estadual que leva o nome do músico Francisco Soares de Araújo, o Canhoto da Paraíba, em reconhecimento aos artistas que contribuem por mais de 20 anos com as atividades culturais do Estado.

Homenagem

O artista já tinha uma homenagem da Casa aprovada, o Título de Cidadão Pessoense, de autoria do vereador Bruno Farias (Cidadania), previsto para ser entregue este ano. Além disso, a CMJP aprovou um Projeto de Lei (PL) do vereador Marcos Vinícius (PL) que institui no município o ano de 2021 como o “Ano Pinto do Acordeon”.

Rádio Câmara

A Rádio Câmara 88.7 FM está homenageando Pinto do Acordeon com músicas do artista em sua programação durante toda esta terça-feira (21).

 

 

Secom CMJP

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

UPA Cruz das Armas

Prefeitura funciona apenas com serviços essenciais no feriado desta quarta-feira

upgarden1

Vídeo mostra construção recente na UP Garden, que culpa cantor por desabamento

joaoeroberto (1)

João Azevêdo prestigia posse de jurista Roberto D’Horn como juiz do TRE-PB

chuvanoviaduto (2)

Sob alerta do Inmet, João Pessoa registra média de 41,2 mm de chuva nesta segunda