Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPB reajusta valores dos auxílios alimentação e moradia para estudantes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reajustou os valores dos auxílios alimentação e moradia, concedidos aos estudantes assistidos pela Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape).

Além disso, a instituição criou o auxílio residência universitária, que antes era uma ajuda para alimentação nos finais de semana e feriados.

O objetivo da iniciativa é ampliar as condições de permanência de mais de 4 mil estudantes na federal paraibana. Os novos valores serão pagos a partir do mês de agosto.

Segundo o pró-reitor de assistência e promoção ao estudante da UFPB, João Wandenberg, esta medida tomada mediante o descontingenciamento dos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) do Ministério da Educação (MEC).

Para normatizar essas mudanças, a UFPB publicou, na quarta-feira (8), três portarias que estabelecem o auxílio residência universitária, os critérios para cálculo do auxílio alimentação e os novos valores dos auxílios.

“Nós fizemos um estudo, realizamos reuniões virtuais com a representação estudantil e vimos todas as condições. Ampliamos o auxílio residência universitária, que era só para final de semana e feriado, porque o Pnaes também estabelece a questão da saúde, para que os alunos possam adquirir material de higiene. Além disso, o auxílio alimentação há muito tempo não tinha um reajuste”, explica João Wandenberg.

O pró-reitor destaca a necessidade de assistência para os estudantes, sobretudo no contexto da pandemia da Covid-19.

“A necessidade e urgência de reajuste cresceram ainda mais em decorrência do momento que passamos, com a pandemia, até por que os nossos alunos em vulnerabilidade não têm como contar com apoio maior dos familiares agora”.

A portaria que amplia o conceito de residência universitária tem o intuito de alinhar as necessidades dos discentes para permanência na UFPB com as áreas de abrangência do Pnaes.

Desse modo, o auxílio residência universitária, além de abranger os conceitos de alimentação e de moradia estudantil, passa a contemplar as áreas de atenção à saúde e de apoio pedagógico na forma de um complemento no valor da prestação pecuniária recebida pelos residentes.

Já a portaria que disciplina os critérios para cálculo do auxílio alimentação e outras prestações pecuniárias de idêntica finalidade padroniza os valores dos auxílios vigentes, assim bem como disciplina o cálculo para prestações pecuniárias de caráter alimentar que porventura venham a surgir.

Os estudantes assistidos pela Prape receberam esta semana os auxílios referentes ao mês de julho. “Dentre as 63 universidades brasileiras, somos a única a pagar auxílio dentro do mês”, pontua João Wandenberg.

Até o final deste mês, a UFPB divulgará edital de seleção para auxílios estudantis, com vagas e cadastro de reserva. “O documento está sob análise da Procuradoria Federal junto à UFPB”, conta o pró-reitor.

Confira, abaixo, tabela com os novos valores dos auxílios:

Os novos valores ficarão estabelecidos conforme o quadro a seguir e serão pagos a partir do mês de agosto

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado FOTO gilvan rocha agencia brasil

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fernando_sastre_filho-motorista porsche SP

Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM