Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PB tem maior percentual do Brasil de alunos da 3ª série do ensino médio inscritos no Enem

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) enviou para as Secretarias de Estado da Educação de todas as unidades federativas os números referentes às inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2020. Na Rede Estadual de Ensino da Paraíba, 21.425 estudantes da 3ª série do ensino médio fizeram a inscrição para as provas, o que representa 73% do total de 29.390 alunos matriculados, maior percentual de todo o Brasil quando analisado proporcionalmente. O número é superior a 2019, em que o percentual foi de 65%.

O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, comemorou o número de inscritos e lembrou que o índice é fruto de um trabalho de incentivo aos alunos a acreditarem em seus projetos de vida. “Esse número é resultado de um trabalho que a Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia vem realizando junto com as Gerências Regionais e as escolas para mobilizar, cada vez mais, os estudantes a acreditarem que podem ter seus projetos de vida realizados. É só eles observarem a quantidade de mais de 3.800 aprovados este ano em toda a Rede Estadual de Ensino. Isso faz com que eles procurem melhorar a cada dia, é um reflexo de todo o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado”, refletiu o secretário.

No ano passado, os alunos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba atingiram a marca de 3.865 aprovações em universidade públicas, sendo 225 delas em primeiro lugar. O índice foi o maior já registrado em toda a história. No total, foram 747 aprovações para a UFPB, 364 para o IFPB, 1050 para a UEPB, 1216 para a UFCG, 207 para outras instituições de ensino do Nordeste e 281 entraram em faculdades privadas pelo ProUNI.

O crescimento nos números é reflexo das ações de estímulo e preparação para o Exame que o Governo do Estado realiza por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, como o Se Liga No Enem Paraíba, que em 2019 se tornou um programa e ocorre em vários formatos: Festival, Egressos, Na Escola, Núcleo de Redação e Simulados. Este ano, devido à suspensão das aulas presenciais como medida de prevenção ao novo coronavírus, o programa está sendo reformulado e o novo formato vai ser apresentado em breve.

Mesmo diante das mudanças no ensino causadas pela pandemia, o secretário Cláudio Furtado motivou os alunos da Rede Estadual a seguirem acreditando nos próprios sonhos. “Acreditem! A prova que eles podem são os próprios colegas que já entraram nas universidades públicas. Eles devem acreditar nos sonhos e estão bem preparados para isso. Têm capacidade e formação para entrar em qualquer universidade”, finalizou o secretário.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos