Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Frei Anastácio é coautor de projeto que prevê prisão para divulgadores de fake news sobre Covid-19

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Frei Anastácio é coautor do Projeto de Lei 2.389/2020, apresentado pela deputada Rejane Dias (PT-PI), o qual tipifica como crime os atos de criar e compartilhar notícias falsas envolvendo a pandemia do novo coronavírus. O projeto prevê prisão de até 10 anos, para coordenadores de grupos que disseminam fake news sobre a Covid-19.

“Estamos vivendo um período que já é bastante difícil, do ponto de vista sanitário, econômico e social. Tudo o que não precisamos neste momento é de notícias que não contribuem para a solução desses problemas, e que pior: podem acabar prejudicando ainda mais”, justificou o deputado.

Como exemplo, o deputado citou que há pessoas espalhando notícias falsas sobre medicamentos que prometem curar ou prevenir a Covid-19, notícias falsas sobre as formas de contágio e muitas outras que confundem a opinião das pessoas e só contribuem negativamente.

“Desinformação ou excesso de informação errada também podem matar. Por isso, entendemos que é necessário punir quem cria e espalha fake news”, comentou o deputado.

Punição

A punição para o crime é de 2 a 4 anos de prisão e multa para quem divulga notícias falsas, podendo chegar até 10 anos de reclusão para líderes e coordenadores de grupos responsáveis por criar e espalhar essas notícias.

Serão suspensos os direitos políticos, após a condenação criminal transitada em julgado, se a finalidade da notícia falsa for provocar tumulto em época de pandemia, atingindo um número indeterminado de pessoas, conforme o disposto no art. 15 da Constituição da República.

Como não existe ainda legislação nacional sobre crimes em relação às fake news, no cenário de pandemia do novo coronavírus, autoridades passaram a enquadrar casos à Lei de Contravenções Penais, de 1941, numa tentativa de coibir a disseminação de notícias falsas relacionadas à Covid-19. Essa forma de punir os infratores já foi utilizada em três capitais.

Na Paraíba, já existe uma lei que prevê multa. A Lei sancionada em março estabelece um valor de 20 a 200 Unidades Fiscais de Referência (UFR), para quem divulgar ou compartilhar notícia falsa na Paraíba, sobre a Covid-19.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel