Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Romero anuncia parcerias com o Nutes, da UEPB, e pretensão de comprar respiradores a baixo custo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito Romero Rodrigues visitou, no final da manhã desta sexta-feira, 30, o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Recebido pelo coordenador geral do Núcleo, professor Dr. Misael Morais, Romero conheceu o acervo de soluções tecnológicas da unidade e revelou interesse na aquisição de respiradores mecânicos desenvolvidos pela equipe, de excelência técnica e de baixo custo.

Acompanhado do secretário Filipe Reul, da Saúde de Campina Grande, e do coordenador de Comunicação do Município, Marcos Alfredo, Romero ouviu relato de Misael de Morais sobre a espera do Nutes pela certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, para disponibilizar a tecnologia e iniciar produção em larga escala dos respiradores.

O ventilador pulmonar foi desenvolvido em apenas três semanas. Trata-se de equipamento essencial para a manutenção da vida dos pacientes em UTI, com casos graves da Covid-19, e tem sido muito difícil a compra desses aparelhos devido à alta demanda mundial e também pelo alto preço. O respirador terá um custo muito menor, pois foi criado com material 100% nacional.

Parceria

Uma demanda que deverá resultar em convênio entre a Prefeitura e o Nutes, já na próxima semana, diz respeito à aquisição de álcool em gel, desenvolvido por um dos laboratórios do núcleo.

O coordenador Misael Morais destacou, ainda, o trabalho de pesquisadores da unidade, em relação ao monitor de sinais vitais e desfibriladores que são produzidos com quase 25% de custo mais barato que o normal no mercado, resultado da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), que envolve o Ministério da Saúde e a empresa brasileira Lifemed. A PDP já entregou, desde 2018, 1.264 monitores e 781 desfibriladores em unidades de saúde do SUS, distribuídas em 17 estados e o Distrito Federal.

Foram desenvolvidos também uma plataforma de monitoramento em tempo real de pacientes infectados e um módulo, em parceria com a empresa 3Wings, de gerenciamento de leitos de UTI.

Outra ação importante: a impressão de protetores faciais para profissionais de saúde. O produto começou a ser produzido em impressoras 3D, mas ganhou a adesão do Grupo Duraplast de Campina Grande, e os protetores passaram a ser feitos com injeção prolipropileno. A produção em escala industrial possibilitou a doação de mais de 40 mil protetores a hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de todo o Estado, segundo Yasmyne Martins, coordenadora do Laboratório de Tecnologias 3D do Nutes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul