Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CDL de Campina repudia manutenção de comércio fechado e prevê falência em massa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No início da tarde deste sábado, 11, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, informou que o comércio da Rainha da Borborema permanecerá fechado até o dia 20 por causa da pandemia de coronavírus. A decisão desagradou a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina, presidida pelo empresário Artur Bolinha. Em áudio que circulou nas redes sociais, ele disse que a CDL não participará mais de nenhuma reunião com a prefeitura: “Nosso posicionamento não é levado em consideração e não vamos mais participar desse circo!”, protestou.

Além disso, a CDL de Campina Grande emitiu uma nota na qual repudia a decisão anunciada pelo prefeito de manter o comércio fechado até o dia 20:

Posicionamento Oficial da CDL sobre o fechamento do comércio de Campina Grande

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande – CDL entidade com mais de 50 anos de representação da classe lojista campinense e maior força do varejo paraibano, vem a público apresentar sua total indignação diante da decisão tomada pelo prefeito deste município, Romero Rodrigues, que prorrogou o decreto nº 4.463/2020, mantendo assim a suspensão do funcionamento do comércio na cidade.

Desde o princípio a CDL buscou dialogar com a gestão municipal, demais entidades de classe e o Ministério Público para que reuniões fossem promovidas com o intuito de definir a data de retorno gradual das atividades ligadas ao comércio, defendendo inclusive, que as lojas cumprissem todas as necessidades básicas de proteção para clientes e funcionários, como a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e redução do horário de funcionamento.

Todavia, os argumentos apresentados pela CDL e pela maioria dos empresários que participaram dos encontros defendendo a abertura das lojas na próxima segunda-feira (13) não foram levados em consideração, deixando a certeza de que a decisão para manutenção do decreto foi tomada de forma MONOCRÁTICA e antecipada.

A CDL considera que NÃO EXISTE razão para que o comércio de Campina Grande permaneça fechado. A prorrogação do decreto é um ato de TOTAL IRRESPONSABILIDADE por parte da Prefeitura Municipal tendo em vista o baixo número de casos da COVID-19 registrados na cidade, bem como a aquisição pela própria gestão municipal de novos leitos para um possível aumento no atendimento a pacientes.

Os lojistas estão assistindo de mãos atadas à falência em massa de empresas e ao crescimento vertiginoso de demissões. Todos se perguntam como ficarão diante de mais uma semana de incertezas. Os trabalhadores querem saber se ao final do mês poderão receber seus salários integrais ou se terão seus contratos rescindidos.

É notório que a normalidade do comércio vai demorar a acontecer tendo em vista a crise que pegou a todos de surpresa. Porém, considera-se um ato de irresponsabilidade contra Campina Grande a decisão tomada na manhã deste sábado (11).

Assim, a CDL decide que não mais participará das reuniões de discussão sobre o assunto, pois, percebe que a classe empresarial está tendo sua voz abafada por pessoas que usam a crise para se beneficiar de alguma forma.

Artur Bolinha
Presidente da CDL Campina Grande

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

upgarden1

Vídeo mostra construção recente na UP Garden, que culpa cantor por desabamento

joaoeroberto (1)

João Azevêdo prestigia posse de jurista Roberto D’Horn como juiz do TRE-PB

chuvanoviaduto (2)

Sob alerta do Inmet, João Pessoa registra média de 41,2 mm de chuva nesta segunda

sagaizfoto

Cantor vai se apresentar à polícia nesta terça e responsabiliza UP Garden por desabamento

zecaporto1

Senado aprova aplauso a Ricardo Porto por posicionamento contra o racismo

zecarlosdosanjos (1)

Câncer causa a morte do jornalista José Carlos dos Anjos, aos 62 anos

aluiziobezerrafillho

Aluizio Bezerra é eleito desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba

upgarden

Crea-PB garante que construção da UP Garden não foi conduzida por profissionais habilitados

João Azevêdo 13

João defende desoneração da folha de pagamento e critica judicialização

Obra de Chico Pereira 2

Usina Cultural Energisa recebe exposição do artista visual paraibano Chico Pereira