Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Depois de água sanitária nas ruas, prefeito de Patos anuncia mais ações contra coronavírus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito de Patos, Ivanes Lacerda, que é médico, determinou a desinfecção das ruas da cidade usando carro-pipa, vassoura, rodo, detergente e água sanitária. O programa Correio Manhã, apresentado pelo radialista Nilvan Ferreira, ouviu o secretário de Serviços Públicos, Célio Leitão, sobre a medida incomum.

No fim da tarde, depois da confirmação da primeira morte no Estado por causa do coronavírus, o prefeito mostrou preocupação com o aumento de casos do coronavírus no estado da Paraíba, e disse estar aguardando a chegada de um lote de testes rápidos para auxiliar no combate à doença, que provocou a morte de um empresário de 36 anos.

Após ter recebido a notícia do falecimento de Danilo Andrade, Ivanes ressaltou que as medidas de contenção e prevenção já adotadas pelo município desde o início do período de quarentena no último dia 23, por decreto oficial, agora devem ser mais enérgicas e ao mesmo tempo repensadas e melhoradas.

O gestor também frisou que a população também deve tomar consciência do perigo e colaborar com o isolamento social e com as práticas de higienização.

Ele também defendeu uma maior proximidade com o governo do estado, e cobrou prioridade por parte do governador no sentido de apoio logístico para combater o coronavírus. Ivanes ainda pontuou que as ações entre as duas esferas devem ser ainda mais alinhadas neste momento crítico.

Monitoramento dos familiares e amigos

O gerente da Vigilância Sanitária do município, João Paulo, repassou para a imprensa presente que os órgãos e setores de vigilância em saúde do município já entraram em contato com os familiares e amigos que tiveram contato com o paciente que veio a óbito, e caso alguém apresente alguma suspeita, uma equipe multiprofissional entrará em campo para tomar as medidas necessárias e urgentes.

Ações de fiscalização, vigilância e monitoramento

João Paulo detalhou que as ações estão sendo intensificadas a cada dia, principalmente no tocante às fiscalizações para coibir aglomerações de pessoas nas ruas, comércios e agências bancárias, mesmo depois da proibição contida no decreto municipal.

As fiscalizações acontecem em parceria com a Guarda Municipal, Polícia Militar, Vigilância em Saúde, dentre outros setores da Prefeitura de Patos.

As barreiras sanitárias realizadas com os viajantes que regressam de outros estados também estão sendo medidas preventivas importantes, uma vez que as pessoas com suspeita de coronavírus passam de imediato a serem acompanhadas pela saúde municipal.

Isolamento social

A secretária de saúde de Patos, Francisca Lavor Furtado, também confirmou a chegada, em breve, dos testes rápidos para agilizar o trabalho de monitoramento dos casos suspeitos. Ela aproveitou o momento e pediu que os patoenses mantenham ao máximo a medida de isolamento social, pois tem percebido que muitas pessoas ainda estão ignorando a importância disso.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay__

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para todas as regiões

arthur lira presidente camara FOTO lula marques agencia brasil

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no STF

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer filho refém em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande