Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Alunas da UFPB arrecadam produtos de higiene para mulheres encarceradas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Motivadas pelo desejo de contribuir com a inclusão social e a melhoria das condições de saúde e da autoestima da população encarcerada feminina, as alunas envolvidas na ação criaram a campanha “Nós Por Elas”, que objetiva a arrecadação e a doação de kits com produtos de higiene e a promoção de atividades voltadas para o bem-estar e saúde das reeducandas detidas no Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa, Paraíba.

A ideia partiu de cinco alunas dos cursos de Turismo, de Relações Públicas e de Radialismo (todos da UFPB) e foi bem recebida pelas professoras orientadoras – Josilene Ribeiro e Jéssica Rodrigues, responsáveis pela disciplina “Comunicação e Culturas Contemporâneas”, componente curricular ao qual a campanha vincula-se como uma atividade prática, de caráter acadêmico e didático, razão por que as alunas estão sendo avaliadas em cada etapa da ação, informou as docentes.

A proposta também foi bem acolhida pela diretora do Centro de Reeducação Feminino, Cynthia Almeida, que sempre apoia ações voltadas ao processo de ressocialização das reeducandas, visando a reinserção e o retorno delas ao convício em sociedade, após o cumprimento da pena. A entrega dos kits e as atividades de bem-estar e saúde, que inclui palestra sobre empreendedorismo e dicas de higiene para as mulheres encarceradas, estão previstas para o próximo dia 16 de março.

Para contribuir com a iniciativa, no período de 9 a 13 de março, basta se dirigir a um dos seguintes pontos de arrecadação: Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA UFPB, nos três turnos; Reitoria da UFPB, em horário comercial; e Faculdade Internacional da Paraíba – FPB, em período noturno.

Sugere-se a doação de absorventes, creme dental (pasta de dente), escova de dente e/ou sabonete, itens aos quais as detentas só têm acesso por meio de doações ou da assistência de familiares. Porém, pelo menos um terço das 200 reeducandas não recebem nenhuma visita de parentes, conforme levantamento feito pelas estudantes em março do corrente ano, junto à direção da unidade prisional. O que despertou a sensibilidade das estudantes, que levantaram a proposta de solidariedade do projeto “Nós por Elas – antes de tudo, mulheres”.

Para fazer uma doação em dinheiro, quem desejar por fazer um depósito de qualquer valor, que este será convertido em produtos de higiene pessoal. Dados para depósito: Caixa Econômica, Agência 0729; operação 013; conta 00041714-4, em nome de “Nathalia Costa Mello e Alvim”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB

Chef de cozinha

Sine-JP inicia semana com oferta de 250 empregos em diversas áreas